20.12.14

FINANÇAS: PLANEJAMENTO E CONTROLE

FINANÇAS: PLANEJAMENTO E CONTROLE

     Quem nunca teve problemas financeiros? Quem nunca passou ‘aperto’ por falta de dinheiro? Quem nunca se preocupou em ganhar dinheiro, pagar dívidas, comprar alguma coisa a mais? Esses são problemas antigos, pois o ser humano insiste, muitas vezes, em dirigir a sua vida baseando-se em falsos valores e não nos valores de Deus. Há muito tempo a área financeira tem provocado inúmeros problemas: + distanciamento no relacionamento conjugal; + insegurança familiar; + irritação, tensão, saúde afetada; + mau testemunho diante da sociedade, etc. Isso se agrava mais em nossos dias, marcados pelo consumismo, pelo materialismo, pelo viver na moda, pelo procura de status, ou seja: uma vida apoiada sobre falsos valores. Que os princípios que vamos estudar hoje nos orientem na manutenção ou recuperação de uma vida financeira equilibrada! 
I – HONRAR A DEUS 
Pv. 3:9-10 
     Certamente, o equilíbrio e a bênção na vida financeira começam pelo reconhecimento de quem Deus é. Honramos alguém quando tratamos essa pessoa conforme as expectativas dela, fazendo o que ela deseja, como ela quer. A forma como empregamos nosso dinheiro também demonstra a realidade de nosso amor por Deus. Devemos honrar a Deus com aquilo que produzimos, com integridade – ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’ (Mc. 12:17) e com alegria e gratidão. 

II – A PRÁTICA DA DEDICAÇÃO NO TRABALHO 
Há um ditado popular que diz: ‘O trabalho enobrece o homem’. Certamente, isto exclui atividades ilícitas como tráfico de drogas, prostituição, etc. (Pv. 12:12). A maneira bíblica de termos o nosso sustento é trabalhando dignamente (2 Ts. 3:10-12). Há duas atitudes em relação ao trabalho (Pv. 6:6-11; 12:27). 1. Diligência (Pv. 6:6-8). Este texto nos fala ainda de inteligência, integridade e iniciativa. Estas são as atitudes que Deus valoriza e quer ver reproduzidas em nosso caráter. As vantagens: a) crescimento na carreira profissional, com promoções e cargos melhores (Pv. 12:24). b) uma pessoa aplicada no seu trabalho, que não vive de sonhos e desejos distantes, alcança satisfação dos seus anseios (Pv. 13:4). 2. Preguiça (Pv. 6:9-11; 26:13-16; 28:19). Encontramos algumas pessoas com tanta indisposição que nos fazem lembrar aquele personagem de desenho animado resmungando: “ó dia, ó vida, ó azar...” Vivem dando desculpas absurdas (um leão no caminho), não se esforçam (o máximo que fazem é virar-se na cama), e não tem iniciativa (esperam que coloquem comida na sua boca). As consequências: a) para si próprio: passa fome (19:15), sofre a vontade de ter sem nunca conseguir (13:4; 21:25), perde o que tem (10:4; 20:13), está sujeito a trabalhos menos recompensados e que exigem maior esforço físico (12:24). b) para os outros: quem trabalha com o preguiçoso não o suporta, nem mesmo a sua família (10:5,26). 

III – A PRÁTICA DA INTEGRIDADE E HONESTIDADE 
Pv. 6:6-8 
     Dizem que o autor de Sherlock Holmes, certa ocasião, escreveu um bilhete para oito de seus amigos, e era só uma brincadeira. O bilhete dizia: ‘tudo foi descoberto. Fuja rapidamente’. Em menos de vinte e quatro horas, seis deles haviam fugido do país. Se você recebesse um bilhete como esse no seu trabalho, o que faria? É possível encontrarmos pessoas dispostas a sacrificar coisas importantes como consciência limpa e o bom nome, colocando-se numa condição suspeita e de risco. Isto acontece porque possuem uma perspectiva errada dos valores de Deus (11:1; 16:11). Alguns fazem uma paráfrase e dizem: ‘fé, fé, negócios à parte’. Essa dualidade não é admissível na vida cristã. Alguém pode contra-argumentar: “Você não conhece a realidade do nosso país... Não sabe quanto é cobrado de imposto... Nem como administrar um trabalhador... Não dá para agir como a Bíblia diz”. Creia que o Deus a quem servimos é verdadeiro, poderoso, e que vale a pena viver dentro da Sua vontade (11:18). 
IV – A PRÁTICA DA ADAPTAÇÃO 
Pv. 21:17; 23:20-21 
     É possível que você esteja entre aqueles que nos últimos dois anos continuam ganhando quase a mesma coisa, e se tudo subiu de preço você não pode ter o mesmo padrão de vida. É preciso adaptar-se aos novos tempos rapidamente. Disponha-se a ‘apertar o cinto’. 1. Confie na provisão de Deus para aquilo que é básico (10:3; Mt. 6:25). 2. Contente-se com o que Deus lhe dá (Pv. 30:7-9; Fp. 4:11-12; I Tm. 6:7-8). Caso você não observe isso, correrá o risco de transgredir o próximo princípio. 
V – A PRÁTICA DO NÃO ÀS DIVIDAS 
Pv. 22:7 
     O mercado produz e tenta convencê-lo: ‘Você tem de comprar. Faça em 12 vezes sem juros. Alguns recebem uma carta dizendo que são clientes preferenciais. É ordem do Senhor não devermos cousa alguma a ninguém, exceto o amor (Rm. 13:8). As dívidas desgastam nossas emoções, nosso tempo, nossa família, nossa vida espiritual (II Rs. 4:1-7). Por isso: 1. Evite financiamentos e empréstimos, especialmente para bens de consumo (18:9). Hoje, se você financia um bem em 12 vezes, você paga em média 70% a mais do que ele vale. Em outras palavras, está jogando dinheiro fora. Os financiamentos para compra de imóvel e de bens duráveis devem ser analisados criteriosamente e submetidos a Deus, em oração. 2. Evite cartões de crédito. O pastor batista, Vernie Russel Jr., de Norfolk (EUA), disse que o cristão não pode servir ao Master (Senhor) e ao Mastercard ao mesmo tempo. Cuidado com os seus cartões de crédito (ou de dívida?). Se você não consegue conviver bem com eles, é melhor não tê-los. 
VI - A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO 
Pv. 21:5; Lc. 14:28-30 
     Se você não planejar o uso do seu dinheiro e gastar conforme seus impulsos, terá problemas. Se estiver endividado, sair dessa situação começa com um bom planejamento. Em seguida, coloque-se diante do Senhor com o propósito de não contrair mais dívidas e ore por isso. Se necessário, procure ajuda do seu pastor ou de sua liderança na execução do seu planejamento. 

VII - A PRÁTICA DO QUE É NECESSÁRIO 
     Antes de comprar, faça algumas perguntas a si mesmo. . Eu realmente necessito do que estão me oferecendo? . O uso justifica a compra? . Tenho condições de pagar? . Como esse bem me ajuda a cumprir os propósitos de Deus para a minha vida? . Se eu não comprar, o propósito dEle estará prejudicado? Não ame e nem valorize as coisas que lhe são oferecidas como necessárias para que você tenha apenas prazer e conforto. Para pensar: Consumir de propósito ou consumir com propósito? 

VIII - A PRÁTICA DA POUPANÇA E DO INVESTIMENTO 
        1. Visando tempos difíceis (Pv. 30:25). 
      2. Para ter o que dar não somente aos seus filhos, mas também aos seus netos (13:22; 19:14). 
     3. Deus nos administrará a Sua graça com generosidade, à medida que formos generosos (19:17); 22:9; 28:27; Lc. 6:38). Isso não significa distribuir dinheiro indiscriminadamente, para qualquer um que pede, mas “informa-se o justo da causa dos pobres...” (29:7).

CONCLUSÃO: David Livingstone afirmou: ‘Não darei valor a qualquer coisa que possua, a não ser à luz do relacionamento com o reino de Deus. Utilizarei tudo o que possuir para promover a glória daquele a quem devo toda a minha esperança no tempo e na eternidade’.

19.12.14

QUALIDADE DE CARÁTER

QUALIDADE DE CARÁTER I 
OBJETIVO: Desenvolver atitudes positivas a formação de um caráter cristão. Definição de caráter: Qualidade inerente a uma pessoa, traços psicológicos, o modo de ser, sentir e agir de um indivíduo, firmeza de atitudes.
 
I - DESENVOLVIMENTO DE CARÁTER:
 
1. Atenção: Gn. 24:21; Pv. 1:23; 4:20; 14:15; 16:20; Is. 21:7. Aprender os desejos dos pais através de expressões do rosto, palavras e timbre de voz. Saber escutar a consciência e sugestões do Espírito Santo para aprender os padrões morais e a vontade de Deus. Aprender a quem deve obedecer, e a que deve ser atento, e a quem não obedecer.
a) Quando alguém está falando com você, você para o que esta fazendo, olha para a pessoa e escuta?
b) De vez em quando você olha para seu relógio ou dorme durante a pregação? c) Olha para as outras pessoas quando alguém esta falando com você? d) Entende bem as instruções sobre um projeto antes de começar?
 
2. Obediência: Tm. 13:1; Ef. 6:1-3. Aprender a importância de limitações e os significados da palavra “não”. Responder aos desejos de Deus, pais e outros, em autoridade. Saber entregar o direito de ter a decisão final.
a) Sua família pode ver você fazendo sacrifícios para obedecer a Deus?
b) Obedece rapidamente as ordens que lhe são dadas?
 
3. Contentamento: Fp. 4:11-12. Aprender a gozar dos bens do presente em vez de querer outras coisas. Aprender a controlar curiosidades.
a) Seria uma pessoa contente se tudo lhe fosse levado, menos comida e roupa?
b) O propósito do seu futuro trabalho é o de ser um bom mordomo do seu tempo ou para ganhar riquezas? c) Compara os seus bens com os bens dos outros?
 
4. Organização: Pv. 24:27. Aprender a organizar e cuidar dos seus bens.
a) Coleciona coisas que não tem uso no futuro?
b) Tem um lugar para tudo que tem?
c) Guarda as coisas depois de usá-las?
 
5. Reverência: Hb. 12:28. Aprender a respeitar os bens dos outros. Reconhecer como Deus trabalha através das pessoas em autoridade. Dar honra apropriada as pessoas em posição de autoridade e aprender como Deus trabalhava através delas para dar proteção e edificar caráter. a) Você mostra reverencia a Deus pela sua conduta na igreja? b) Tem hábitos que revelem a Deus ou outros que voce esta tratando o seu corpo como templo do Senhor? c) Se refere aos policiais como ministros de Deus? d) Toma o nome do Senhor em vão ou usa palavrões?
 
6. Fé: Rom. 10:9-11. Aprender a base da salvação, colocando confiança pessoal na obra de Cristo. Desenvolver uma confiança inabalável na palavra de Deus. Investir tempo e dinheiro nas coisas que contam para a eternidade.
a) Você pode dar testemunho claro de sua salvação?
b) Sua família seria convencida que Deus vive, pelas respostas de suas orações?
 
7. Gratidão: Gl. 6:6; Ef. 5:20. Aprender a reconhecer os benefícios que Deus tem providenciado.
a) Tem habito de dar graças a Deus e outros, pelas pequenas coisas na vida que muitos tem a tendência de esquecer?
b) Quantas pessoas você agradeceu pessoalmente por lhe ensinar algo bom?
 
8. Verdade: Pv. 12:17. Aprender a ser um mensageiro de confiança. Ganhar a aprovação dos outros sem dar uma falsa impressão. Saber enfrentar as conseqüências de um erro.
a) Você tem corrigido as mentiras que disse no passado e pedido perdão por elas?
b) Você tem a tendência de exagerar os fatos para ganhar aprovação dos outros?
c) Confessa a Deus os pecados exatamente como fez?
 
9. Segurança: Pv. 3:21-22. Aprender a buscar as coisas de Deus e colocar sua confiança na pessoa de Cristo e na palavra Eterna. Aprender a apreciar os bens materiais, sem contudo, fazê-los o foco do seu prazer.
a) Você pode dizer sinceramente que sua segurança está em CRISTO?
 
10- Mansidão: Mt. 11:29. Aprender a entregar os seus direitos e bens a Deus. Responder apropriadamente quando outros violam os seus direitos pessoais. Aprender a ganhar o direito de ser ouvido em vez de exigir que lhe ouçam.
a) Reclama do trabalho que lhe é passado?
b) Exige bom atendimento nas lojas que vai?
 
11. Cuidado: Pv 13:16; 20:18. Aprender que situações desconhecidas podem representar perigo. Ouvir conselhos adequados antes de tomar uma decisão. Ver as conseqüências futuras de ações presentes. Aprender a reconhecer e evitar tentações.
a) Você seleciona seus amigos?
b) Você pensa e pede conselhos antes de fazer alguma coisa na qual você está em duvida?
 
12. Paciência: Pv. 14:29; 25:15 Aprender a esperar para realizar alvos pessoais. Saber aumentar o tempo entre execução da tarefa e recompensa. Aprender a aceitar situações difíceis.
a) Você compra coisas sem ter dinheiro para pagar?
b) Sua preocupação principal é remover os problemas ou ver o propósito de Deus?
 
13. Perdão. Mt. 6:14. Aprender a mostrar o amor de Cristo a um transgressor. Compreender os motivos e conflitos de um transgressor. Lembrar o quanto Deus nos perdoou. Aprender a ver o valor espiritual nas ofensas que Deus permite através de outras pessoas.
a) Você trata bem hoje aquelas pessoas que lhe ofenderam no passado?
b) Você ainda sente mágoas de ofensas passadas?

17.12.14

CONDIÇÕES PARA SER UM DISCÍPULO

CONDIÇÕES PARA SER DISCIPULO 
 Mt. 4:12-25 
Jesus mostrou a importância de ser discípulo e os benefícios disso. 
O discípulo é o aprendiz, seguidor, pupilo. 
Mas o discípulo precisa necessariamente ficar atento para algumas condições: 

  I – Ouvir o chamado
vs. 19 e 21.“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. 
Jesus faz dois chamados: 
             1) Geral. Esse é o chamado para a salvação. Ele quer que todas as pessoas ouçam esse chamado. 
          2) Específico. Esse é um chamado para o exercício de alguma função específica; no caso aqui, o discipulado. 
  II – Ser abnegado - 
v. 20.“Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” 
*Abnegado: Sacrificado, desinteressado, devotado. 
*Os discípulos não hesitaram em deixar logo as redes para seguir a Jesus. 

III – Ter disposição para seguir - 
v. 20. “Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” 
*Seguir com consciência. Não adianta ter uma atitude cega; 
*Os discípulos foram chamados para seguir Jesus também com seu entendimento. 

IV – Resignação total - 
v. 22. “Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.” 
*Renúncia completa. “o barco” (o trabalho) “e seu pai” (família); (bens); (preocupações). 
*Desapego total. “Eles, deixando...” nenhum apego deve fazer parte da vida do discípulo. 
 *Alienação rápida. “...imediatamente...” Faz parte do caráter do discípulo ser ligeiro nas desalienações.

Conclusão:- Essas condições para ser discípulo nos ensinam: 
1) Viver atento quanto ao chamado; 
2) Viver livre quanto a servir a Cristo e ao discipulado; 
3) Ser e viver sem presilhas ou qualquer outro tipo de vício.

16.12.14

RECUPERANDO O BLOG

Glória a Deus mesmo!
A algum tempo atrás apareceu um virus no blog e eu não consegui editar mais nada aqui; nem sequer conseguia abrir o blog. Fiquei muito triste porque sempre gostei de publicar meus artigos, estudos e coisas que acho edificante. Isso tinha sido interrompido e não tinha como fazer mais nada.
Hoje (16/12/2014) pesquisava no google alguma coisa e achei meu blog perdido por lá. Fui tentar reativar o blog e depois de um ano e alguns meses sem nem visitar o blog consegui reativa-lo. GLÓRIA A DEUS!!! Fiquei muito feliz. Sejam bem-vindos junto comigo meus leitores. Que o Senhor os abençoe!

Características comuns aos discípulos eficazes

Um grupo de alunos estudou a vida de novecentos lideres passados e presentes na historia da igreja. Destacaram-se as seguintes seis atitudes básicas dos lideres mais eficazes:

1- Eles reconhecem que a autoridade espiritual é a base principal do poder:
• O poder (o impacto de um ministério que muda vidas) flui da autoridade espiritual.
• A autoridade espiritual é resultado de intimidade com Jesus.
• Essa intimidade se nutre através da pureza pessoal, a adoração e uma vida fiel de oração.

2- Eles mantêm uma postura de discípulo-aluno durante a vida toda:
• Nunca param de estudar.
• Lêem livros que aumentam o conhecimento e ampliam os horizontes.
• Fazem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais.

 3- Eles crêem que a seleção e preparação de novos líderes é prioridade:
• Procuram pessoas que mostram disposição e capacitação divina para o trabalho.
• Dedicam-se ao discipulado e desenvolvimento desses lideres novos.
• Criam oportunidades de ministérios para os que estão sendo discipulados.

 4- Eles tem uma consciência crescente de seu próprio destino:
 • Um chamado de Deus para servi-lo no ministério.
• A convicção de que Deus os ordenou para um ministério especifico.
• A confiança de que Deus os orientará no desenvolver desse ministério.

 5- Eles tem uma filosofia de ministério clara e dinâmica:
• Uma compreensão de seus dons espirituais e de como usá-los.
• Um ministério focalizado (não se envolvem com ministérios que os distraem).
• Muitas vezes uma declaração escrita e precisa de seu propósito e método de ministério.

 6- Eles têm uma perspectiva vitalícia de ministério:
• Pretendem continuar a ministrar enquanto puderem.
• Amam o que fazem e nunca escolheriam parar de ministrar.
• Vêem como privilégio profundo estar envolvido no ministério e no discipulado. 

4.10.13

ENTRE FERAS
“Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.”                                                                                          (Dn. 6:16)

            Daniel é o caso típico de fidelidade e lealdade independente do que esteja vivendo. Ele mantinha um tempo de oração todos os dias e oração era uma atitude regular três vezes ao dia em sua vida. Não o fazia para ser visto, mas oração, para Daniel era seu meio de subsistência. Para algumas pessoas, oração é como o oxigênio: se faltar, a pessoa morre.
            O porquê da perseguição. Não havia motivos para justificar a perseguição que Daniel estava sofrendo. Ele era o mais fiel de todos que haviam na Babilônia, aliás, se destacou entre os 120 governadores, querendo o rei Dario constituí-lo presidente entre os 120 governadores. Ele era um dos três que mais se destacou no reino. Logo, só uma decisão política para ‘fazer definhar’ tão grande homem. Ali Daniel já se encontrava ‘entre feras’. Os governadores puseram as feras que estavam escondidas em cada um para tentar intimidar aquele moço de Deus. A convivência com as feras, assim como sua vida de oração era diária. Daniel só soube que havia uma lei assinada e que, “quando soube,... entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costuma fazer.”
            A pressão das feras. Em nenhum momento Daniel se intimidou com a pressão sofrida. Após ser pressionado pelos governadores que queriam a sua destruição, teve que cumprir a lei editada e foi lançado dentro da cova dos leões. Assim seria sacramentada a vontade daqueles que odiavam Daniel, mas, quando estavam juntos ficavam dando tapinhas nas costas de Daniel e aqueles sorrisinhos falsos. Feras hipócritas! Que recompensa tereis?
            A convivência entre as feras. Daniel mantinha um bom relacionamento com as pessoas, mas sabia das feras que estavam dentro da cova e que a qualquer momento poderiam colocar suas garras de fora. Imagine as feras furiosas, cheias de amargor, sentimento de vingança, querendo uma oportunidade para encravar suas garras envenenadas na vida daquele homem. Para Daniel, isso não fazia o menor sentido e nenhuma diferença no seu dia-a-dia, pois a preocupação dele era servir a Deus. Ele não carregava a preocupação de saber o que queriam fazer ou deixar de fazer com ele. Era um moço livre, de coração com batidas cardíacas normais, sem algum peso em sua consciência, afinal, livre mesmo!
          
Que lições tiramos de uma vida entre feras?
1) Que as feras existem e estão ali, bem ao lado, dentro da cova de pessoas carregadas de tudo que é possível existir dentro de uma cova;
2) Que aqueles que servem a Deus nunca serão devorados pelas feras, todavia, sabem que o fato de servir a Deus não os isenta de serem pressionados, ameaçados e até lançados na cova entre as feras;
3) Que hoje você pode entrar no meio das feras debaixo das palavras do rei Dario: “O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.”

23.9.13

A glória de Deus

A glória de Deus


 Ezequiel 43:1-9

Eis que do caminho do oriente vinha a glória do Deus de Israel; E a sua voz era como um ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por cauda de sua glória”.


A glória de Deus era a manifestação visível de sua presença entre seu povo. Algumas vezes era acompanhada de fenômenos físicos e sempre trazia muito temor. Moisés afirmou que a manifestação da glória do Senhor era como um fogo consumidor, Ex. 24:17.

Assim como o Espírito Santo é a presença de Deus conosco, a expressão glória do Senhor no Antigo Testamento significa a presença permanente de Deus entre seu povo.

I - SUA ORIGEM

Depois das referências à glória de Deus no período do Êxodo, ou quando Salomão consagrou o templo, II Crôn. 7, ou ainda por ocasião do chamado de Isaias, o assunto novamente aparece em Ezequiel 43. O templo está derribado, todavia, na visão do profeta, foi reerguido. Ezequiel está fisicamente na Babilônia, mas, em espírito, na cidade santa. Em visões “me levou a porta, a porta que olha para o caminho do oriente...” vs. 1e 2.

Essa descrição foi feita por Ezequiel “no ano vinte e cinco do cativeiro, dia dez, catorze anos depois que Jerusalém foi ferida”, 40: 1. A imundice religiosa praticada pelo povo havia feito Jeová sair pela mesma porta pela qual agora Ele iria entrar, 10: 19. Os querubins aparecem à porta do oriente, a glória do Senhor se põe sobre eles no alto e eles levam a glória embora. Mas agora, o profeta vê e diz: “Eis que a gloria do Deus de Israel Vinha”.

a) Do caminho do oriente, 43:2. Naturalmente o caminho por onde a glória havia saído. Precisamos igualmente desejar que essa glória esteja sobre nossas vidas;

b) Como a voz de muitas águas, v. 2. Essa era a maneira de Deus falar com autoridade e através de muitos meios, Hb. 1: 1. A voz de Deus não deve ser discutida ou questionada, mas ouvida, Gn. 3:8-10;

c) A terra resplandeceu por causa da sua gloria, v.2. Muitas perguntas serão esclarecidas e muitas necessidades que estão sem provimento serão atendidas quando a gloria de Deus resplandecer.

II - SEUS OBJETIVOS

Ao manifestar sua glória, Deus tinha objetivos específicos que Ezequiel entende com clareza:

a) Produzir temor, 43: 3. “E me prostrarei com o rosto em terra”. Um dos objetivos claros manifestos por Jeová era a produção do temor. De nada valeriam todas aquelas manifestações, se não houvesse temor, respeito, reverencia. Quando Ezequiel viu a gloria entrando no templo “caiu sobre o rosto”.

b) Encher p templo, v. 5. “...E eis que a glória do Senhor encheu o templo”. Com a entrada da glória do Senhor acabou o vazio. Templo vazio, só a glória do Senhor será capaz de enche-lo! Somos o templo do Espírito.

c) Morar no templo, v. 7. “Este é o lugar do meu trono, o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre”. Como estava o povo entrando e se comportando no templo nos dias de Ezequiel? Certamente que com pouco respeito, Ec. 5: 1. O templo é a habitação continua de Jeová. Ele está no templo, onde se manifesta, e quer que todos, ao se reunirem para o culto, saibam que Jeová tomou posse do “lugar das plantas dos meus pés”.

d) Eliminar as contaminações, v. 9. Eram elas:

+ as prostituições - No antigo testamento, todo culto idólatra era chamado de prostituição, 43:7;

+ os cadáveres dos seus reis - Preservavam embalsamados os corpos dos homens que haviam pecado fortemente contra o Senhor e foram enterrados no templo, v.7;

+ nos altos - eram os lugares onde praticavam seus cultos e com eles toda sorte de coisas detestáveis.

Só a glória de Deus seria capaz de produzir uma mudança completa de vida. Há muitos que não conseguem mudar de vida porque não tiveram uma experiência com a glória de Deus e nem sabem para que ela existe.
 III - SEU RESULTADO

Entre as muitas maneiras como a glória de Deus foi manifestada, devemos relembrar a expressão “para sempre”, do v. 9. Isso nos leva a entender que Deus desejava a presença permanente da sua glória no meio do povo e não momentâneamente. A glória não faria uma visitação só nas horas de culto como ao estilo antigo, quando Salomão inaugurou o templo, mas o desejo de Deus era que os ministrantes do templo propiciassem condições para que a gloria (entendida como a presença de Deus) ficasse permanentemente com eles.

APLICAÇÃO

A glória de Deus (Shekiná) que se manifestou entre os Hebreus igualmente hoje se manifesta no meio da igreja.

Deus era visível por meio de uma nuvem de dia, Êx.13:21 e de uma coluna de fogo a noite. Igualmente no meio da igreja, Jesus é a “glória que habita” entre nós, Jo. 1:14. Hoje esta glória está presente conosco, falando, agindo, transformando vidas. O próprio Jesus está sempre no “meio” da igreja, Ap. 1:13 e 20 , e não só no momento da Santa Ceia. Ele revela a “glória” de Deus para os homens.

Todos podemos sentir a presença manifesta do Senhor em nossos corações , corpo e em toda nossa vida. Vivemos não debaixo da nuvem, mas da graça de Jesus. “E todos nos recebemos da sua plenitude, e graça por graça”, Jo. 1: 16.


18.9.13

O Chamado e a Mensagem dos Profetas

O Chamado e a Mensagem dos Profetas

“Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito”,
Ex. 2:32.
   
Vamos ver um pouco mais sobre o oficio profético. Enquanto o sacerdote limitava suas funções ao culto, o profeta era mais envolvido com o povo, como um pregador a quem Deus revelava a sua vontade e o incumbia de proclamá-la. E isso não era uma tarefa simples nem fácil.
Alguns textos que nos ajudarão a compreender a função desses homens, analisando como viviam, com quem se relacionavam e como o povo recebia a mensagem profética.

I - O profeta, um homem de Deus

A profecia do antigo Testamento recebeu sua forma normativa na vida e na pessoa de Moisés, que passou a construir padrão de comparação para todos os profetas futuros, Dt. 18:15-19. Cada característica do verdadeiro profeta pode ser encontrada em Moisés. Ele não se apresentava como profeta, mas tinha o timbre característico do oficio. Recebera uma chamada especifica e pessoal da parte de Deus. Com isso concluímos:

          A) A chamada é de Deus. O verdadeiro profeta não arroga para si o oficio, Jr. 14:14 e 23 :21. A iniciativa da chamada depende unicamente de Deus, Ex. 3:1; Is 6:1-8 e Os. 1:2.

          B) A presença é de Deus.  Tamanha era a responsabilidade do profeta que não poderia transmitir nenhuma mensagem sem a presença de Deus em sua vida. Moisés chegou a dizer a Deus que, sem a companhia d’Ele não sairia de onde estava; Ex.33:14,15. A presença de Deus é vital para a manutenção do oficio ou do dom profético.

          C) A inspiração é de Deus. Como é que o profeta recebia a mensagem que deveria transmitir aos seus semelhantes? Deus falava com o profeta, revelando a ele a  sua vontade; fazia o profeta sentir oque desejava que fosse comunicado ao povo, Is. 6:9. Por varias vezes aparece a expressão: “veio a palavra do Senhor...’, Jr. 1:2,11,13. Isso se chama inspiração II Pe 1:21.

                                                           II – O profeta e seu povo

          A) Um povo longe de Deus. Infelizmente, nem sempre a vida do povo tinha o mesmo nível espiritual do profeta. Estava sempre abaixo do desejado. Viviam á mercê do descuido, da falta de zelo espiritual e envolvido em toda espécie de procedimentos abomináveis. Praticavam os mais variados pecados e não sentiam a vontade de Deus em suas vidas Is. 1:3-9.

          B) “Ouviam e não entendiam”. Talvez a maior dificuldade do profeta fosse exatamente essa: conviver com o chamado “povo de Deus” e não poder levar as pessoas a aceitar a revelação da vontade de Deus por causa da teimosia, da obstinação, Is 6:9-11. Era um monoteísmo, porém, sem Deus, tinha religião, mas não o Senhor da religião.

          C) Uma vida sem ética. Seus procedimentos estavam baseados nos prazeres do momento. Rejeitavam a vóz profética. Havia um abandono completo da prática do religioso; Ez.6. Haviam perdido os princípios ensinados pela lei e deixado de lado a ética, Ez . 11:6 e Is . 24;20; viviam pra si, Ez. 43:10, egoisticamente.
          Era nesse meio que os profetas deveriam implantar um novo padrão  e desenvolver  sua vocação, Ez.43:10.
                                               III - O profeta e sua mensagem

O profeta precisava pregar não só com palavras, mas por que vezes também com atos. Viver o que pregava e pregar o que vivia era o que dava autoridade á sua palavra. Era próprio do profeta ter uma vida condizente com a mensagem. Vejamos alguns exemplos:

          A) O profeta Isaias andou três anos despido e descalço, 20:3. Não era nudez completa, é claro; Ele tirou sua capa, que era um traje honroso, e passou a usar apenas a túnica. Deus queria fazer uso daquela experiência para ser por sinal e prodígio na vida de outros povos, como os egípcios e etíopes, por exemplo. E, se Isaias não aceitasse viver daquele modo, estaria obedecendo a Deus? O profeta precisava estar à disposição de Deus para ser usado, para aplicar a mensagem ou demonstrar cada ensino conforme a vontade do Senhor.

          B) O profeta Jeremias também viveu algumas experiências semelhantes. Certa vez mandou que comprasse uma botija e a levasse consigo; e que conduzisse alguns anciãos até um vale onde ele iria falar com o profeta. 19:1-2. Esse ofício era para Jeremias sua vida. E para se fazer entender, pregava com a vida e com atos.

          C) O profeta Ezequiel, 12:1-5, experimentou com a própria vida a dura realidade do oficio profético. Teve que profetizar esforçando-se para levar o povo a enxergar o que Deus queria dizer: isso não foi fácil. Denunciou os erros e apresentou as conseqüências, mas também deu exemplo com a própria vida, mostrando o que Deus faria com o povo.

                                                           APLICAÇÃO
          Os profetas mantinham um relacionamento sadio com Deus e não se distanciavam dos problemas da nação. Eles viviam para o oficio e, ao mesmo tempo, sentiam a situação em que o povo achava. Mesmo que o povo não estivesse bem, o profeta deveria estar. O profeta pregava a verdade, objetivando mudança de vida, mas cabia a cada um a decisão de aceitar a vontade de Deus. A bíblia é a revelação completa de Deus e os cristãos devem ser a voz profética de Deus na terra para anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, I Pe. 2:9.


O livro de Daniel

O profeta Daniel

     Daniel 6:1-5

“Então os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; por que ele era fiel e não  se achava nele nenhum vicio ou culpa”,  Dan.6:4


O profeta Daniel e seu livro é o tema que vamos analisar; seu caráter de Daniel e seu comportamento como profeta de Deus numa terra estranha, suas revelações profundas acerca do presente, passado e futuro da nação que juntamente com ele estava cativa.

I - QUEM ERA O PROFETA
Daniel foi um jovem que possuía um coração voltado para as coisas de Deus e o conhecia pessoalmente, por experiência própria. Aprendeu que Deus revela os mistérios, cuida do seu povo e exerce seu poder extraordinário em qualquer nação, mesmo fora de Jerusalém. Daniel aprendeu que Deus livra dos inimigos, fecha a boca dos leões e, em qualquer situação, Ele está presente.

O que sabemos sobre a vida de Daniel é só o que está registrado no seu livro. Recebeu de Deus inteligência e conhecimento em toda cultura e sabedoria , 1:17. Antes era um cativo comum mas, por ser de linhagem nobre, foi escolhido, por ordem do rei para prestar serviços no palácio, 1:4 e 6. Daniel destaca-se pela sua sabedoria, 1:17 e especialmente ao interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, 2:48. Com ele estavam Hananias, Misael e Azarias.

A vida e ministério do profeta Daniel transcorreram em meio a grande transformações sociais, religiosas e políticas. Daniel foi levado para a Babilônia com o primeiro grupo de cativos, por ocasião da primeira tentativa de Nabucodonosor de tomar Jerusalém, em 597 a. C.

II - SUAS QUALIDADES
O Profeta Daniel tinha um procedimento integro que realçava seu caráter como servo de Deus, demonstrado em seu relacionamento tanto com os colegas judeus como com os babilônios. Vejamos:

a) bom relacionamento: “... Nele havia um espírito excelente...”, 6:3. Daniel se distinguiu dos demais príncipes e presidentes por causa desse espírito de sabedoria. Daniel fora capaz de interpretar sonhos, explicar enigmas resolver duvidas, 5:12. Chegava ao ponto de as pessoas dizerem que Daniel tinha “o espírito dos deuses”, 5:14.

b) Boa moral: “...não podiam achar ocasião ou culpa alguma...” 6:4. Daniel era inculpável, ou seja: não deixava sequer um resquício de motivo para acusarem por mau comportamento . "Os príncipes e presidentes procuravam ocasião contra Daniel a respeito do reino, mas não podiam achar...”.Usaram então a religião de Daniel e sua fé para o condenar por rebeldia segundo as leis dos medos e dos persas, 6:5,15. Foi nessa situação que Daniel experimentou o grande livramento diante dos leões vorazes, 6:22.

c) Bom comportamento: “...e não se achava nele nenhum vicio...”; 6:4. Não sabemos quais vícios eram comuns na Babilônia, mas Daniel não se deixou escravizar. Não ter nenhum vicio fazia parte  da sua característica.

Só a glória de Deus seria capaz de produzir uma mudança completa de vida. Há muitos que não conseguem mudar de vida porque não tiveram uma experiência com a glória de Deus e nem sabem para que ela existe.

III – SEU LIVRO

Como o livro de Esdras, Daniel foi escrito parte em hebraico, 1:1-2; 4; 8:1-12; 13, e parte em aramaico, 2:4b-7. É um livro de profundas revelações, algumas sobre o reino babilônico e outras sobre Israel.

            O livro de Daniel precisa ser estudado com muito interesse e atenção, pois as visões nele apresentadas são por demais escatológicas e espirituais. Ao analisar o livro, chegamos à conclusão de que o seu escritor tinha profunda comunhão com Deus e o Pai lhe revelara seus propósitos.

III - ASPECTOS DOUTRINÁRIOS

Os aspectos doutrinários no livro de Daniel são apresentados em forma de profecia simbológica, ora referindo-se ao povo de Israel no cativeiro, ora referindo-se à queda dos reinos dominantes. Vejamos como são apresentados.

a) A visão da grande árvore, cap. 4. Essa visão foi dada a Nabucodonozor e interpretada pelo profeta Daniel. Dizia respeito ao reino de Nabucodonozor e à queda do próprio rei. A glória e o domínio babilônico se estendem por uma vasta região. Agora havia caído e a profecia se cumpriu quando Nabucodonozor ficou sete anos como animal, andando, comendo e vivendo no meio dos animais.

b) O mistério do banquete de Belsazar, cap. 5. Numa festa que Belsazar fez a mil dos seus grandes, usou os vasos que havia trazido de Jerusalém para praticar suas ações abomináveis. Naquela noite, aparece u’a mão escrevendo na parede uma frase desconhecida que deixa o rei aterrorizado. Belsazar queria saber o significado daquelas palavras. Daniel dá a interpretação como Deus lhe revelara. Era uma sentença de condenação e morte. “...pesado foste na balança e foste achado em falta”. Cada visão traz uma mensagem que propõe mudança de vida. Tivessem os reis e os homens da nação um pouco de sensibilidade, mudando seus hábitos pecaminosos, e as advertências não se cumpririam.

c) A visão de um carneiro e um bode, cap. 8. Fala da queda de dois reinos fortíssimos: os da Média e Pérsia. Aparece também neste capítulo uma referencia claríssima ao anticristo, 8:23-25.

d) As setenta semanas, cap. 9:25-27. Novamente refere-se ao fim dos tempos e também faz outra referencia ao assolador, 9:27. Faz alusão ao arrebatamento da Igreja, à grande tribulação e às bodas do Cordeiro.

APLICAÇÃO: - O livro de Daniel é repleto de mistérios que o próprio Deus revelou e se encarregou de dar as interpretações. Daniel não parece em nada temeroso e nem preocupado com tão grandes revelações proféticas, mas vive uma vida de oração para que sua comunhão não seja quebrada. Mostrava profunda confiança em Deus. Que a vida de Daniel imprima em nós o desejo de vivermos na mesma comunhão!


2.9.13

Significado e importância do sermão do monte

Significado e importância do Sermão do Monte

“E Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se dele os discípulos, e ele os ensina, dizendo:”
                                               Mateus 5:1 e 2

     O evangelho de Mateus é o evangelho dos ensinos de Jesus. Nesse evangelho tem sermões, milagres, curas, ensinos sobre conduta, comportamento, final dos tempos e outros. É um evangelho repleto de princípios que o Senhor Jesus deixou para termos vida espiritual abundante e relacionamentos saudáveis.
     Sermão da Montanha é o titulo comumente dado aos ensinamentos de Jesus registrados em      Mateus 5 até 7. Se esse nome pode ser apropriadamente usado para a porção um tanto paralela do evangelho de Lucas (6:20-49) depende da interpretação acerca da relação literária entre as duas passagens. Esse último trecho é frequentemente designado de Sermão da Planície por que teria sido proferido num lugar plano (Lc. 6:17), e não no ‘monte’ (Mt. 5:1). Porém, ambas expressões provavelmente denotam o mesmo lugar, accessível por dois caminhos diferentes.
     Alguns comentaristas referem-se ao sermão do monte como aquele esboço original de cristianismo essencial. Se isso for interpretado como significando que o sermão do monte é a mensagem cristã para todos os tempos, então, os nossos dias têm um padrão muito elevado de conduta a ser seguido.
     Martin Lloyd Jones, referindo-se aos ensinos de Jesus no sermão do monte, disse: O que a Igreja mais necessita não é organizar campanhas de evangelização, a fim de atrair as pessoas que ainda estão do lado de fora, mas começar, ela mesma, a viver a vida cristã.
     Olhando para os ensinos de Jesus no sermão do monte vamos analisar a importância desses ensinos, as pessoas que o ouviram e os objetivos de Jesus ao proferir tais ensinos.

I - A importância do Sermão da Montanha
     O sermão do monte deve ser analisado como um todo, antes de entrarmos nos detalhes, pois se isso não for observado corremos o perigo constante de perdermos de vista o bosque por causa da árvore, ou o todo por causa do particular. Nenhum ensinamento em particular, ou versículo do sermão deve ser analisado sem que o sermão todo também o seja. Os ensinamentos abrangem diversas áreas do comportamento humano, senão todas e falam de como deve ser nosso relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
     a) Como ensino superior. 5:1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos. O nível moral, espiritual e de conduta nos ensinos de Jesus no monte estava um pouco acima. Ele mostrou que é possível ter atitudes mais elevadas, ter um nível superior. O fato de Jesus ter subido ao monte não foi uma casualidade, mas um exemplo de que, tanto os ensinos como as atitudes devem ser mais elevadas, sublimes, do alto. Jesus sobe ao monte e começa a ensinar de lá, dando lições que as pessoas teriam condições de viver. Eram lições de nível superior, pois nenhum mestre tinha tamanha habilidade e ninguém jamais falou como ele. Jesus elevou o nível dos ensinamentos de sua época fazendo fecunda a pedagogia de então que não passava de discursos e retóricas vazias e sem prática. A superioridade estava no conteúdo e na facilidade de praticar tão profundos ensinamentos.
     b) Para produzir mudança. 5:2 E abrindo a sua boca os ensinava, dizendo... Aqueles ensinamentos produziam mudanças rápidas e duradouras nas vidas das pessoas que os ouviam. Quando Jesus abria sua boca para ensinar, o fazia com muita sabedoria; e trazia lições profundas em poucas palavras. Suas palavras eram sábias e levavam seus ouvintes a tomar atitudes, decisões de mudança. Como mestre, Jesus sabia ensinar de tal modo que falava com autoridade. Sempre lançava mão da lei para explicar que seus ensinamentos eram mais exigentes do que a própria lei. Quando dizia: ouviste o que foi dito... Ele mesmo respondia: Eu, porém, vos digo... O que Jesus queria ensinar era um novo proceder e conseguiu fazê-lo com grande eficiência e de maneira prática. Era um ensino com resultado produzido na escola ao ar livre, ensinando as lições pra vida e as lições eternas.
     c) Para os dias de Jesus. Consideremos a qualidade do ensino que há no sermão do monte, bem como os padrões morais elevados que ali estão patentes. Versículos como Mt. 5:48: Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste, por muito tempo tem perturbado os homens. Parte da resposta jaz no fato que não se trata aqui de ‘novas leis’, mas antes, de princípios estabelecidos em termos de ação. Caem dentro da vida prática das pessoas, que sempre eram mais profundas e exigiam mais do que a mera letra da lei. E expressavam a ética da nova dispensação, designada para aqueles que participam de seu novo poder.
     d) Como código de ética. Quer seja o sermão do monte como o sumário de um discurso verdadeiro, ou como um mosaico de declarações éticas postas em ordem por Mateus, pouca dúvida pode haver que Mt. 5 a 7 possui autêntica unidade assinalada pelo desenvolvimento lógico de um tema básico. Esse tema é apresentando nas bem-aventuranças e pode ser expresso como a qualidade e a conduta de vida no reino. A ética de Jesus é explicita em seus ensinamentos no sermão quando combate as incoerências comportamentais e expõe um novo padrão destituído daqueles costumes. Dentro do sermão do monte não existe o “jeitinho brasileiro” de querer tirar proveito de tudo. O código de ética que Jesus deixou não contém o “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
II - Pessoas que ouviram o Sermão
     a) Discípulos. O sermão da montanha foi endereçado primariamente aos discípulos. Esse é o sentido tanto de MT 5:1,2 como de Lc 6:20. O uso que Lucas faz da segunda pessoa, nas bem–aventuranças, ao dizer: “vós sois o sal da terra” (Mt 5:13), e a ética exaltada do sermão como um todo, pode significar apenas que o mesmo foi designado para ensinar aqueles que haviam abandonado o paganismo para abraçar a vida no reino. Não obstante, no fim de cada relato ( Mt 7:28,29 e Lc. 7:1 ) aprendemos que havia outros presentes também; pelo que a solução parece ser que a multidão também estava presente e ouviu Jesus enquanto ensinava, mas que o próprio discurso foi dirigido primeiramente para o circulo dos discípulos. Declarações ocasionais, tais como os ais de Lc. 6:24-26, a não ser que se tratem de artifícios retóricos, parecem que só foram ouvidos secundariamente por aqueles que porventura estivessem escutando e precisassem de tal admoestação.
     b) Pessoas não regeneradas. No meio da multidão havia diversas pessoas, inclusive algumas com profunda experiência espiritual e outras que nem sequer conheciam a Deus. Era um misto de pessoas religiosas, de pessoas curiosas, de pessoas piedosas, de pessoas sem nenhuma piedade, enfim, naquela multidão os grupos eram distintos. Jesus falava pra todos igualmente, sem fazer distinção nem acepção. Jesus trabalhava com esse sentimento: todos merecem pelo menos uma oportunidade.
            Embora estivessem presentes naquela reunião muitas pessoas que não tinham experiência de salvação, Jesus ensinou muitos princípios que são úteis para todas as pessoas. Jesus não discute no sermão se a pessoa deveria praticar seus ensinos para ser salvo, mas praticar seus ensinos para ter uma vida melhor.
     c) Pessoas apegadas à lei. Os legalistas também estavam presentes no meio da multidão e recebiam os ensinamentos de Jesus com uma certa reserva. Pessoas religiosas, praticantes dos dogmas legais entravam em choque com aqueles ensinos. Elas estavam engessadas na vida religiosa e não conseguiam quebrar o vinculo que as prendiam à lei. Receberam o ensino de seus pais e ficaram debaixo daquele fardo religioso como se aquilo fosse o grande legado que as levariam para uma vida superior.
            Vem o Senhor Jesus trazendo um ensinamento totalmente novo, livrando as pessoas do ranço imposto pela formalidade da lei, e isso provoca grande choque com os costumes da época. Jesus não é contra a lei, pelo contrario, ele a cumpre sem deixar que ela produza a legalidade na vida dele. Também não foi contra as pessoas que cumpriam a lei, mas foi contra aqueles que a defendiam e se escudavam na lei para dar vazão ao legalismo que existia dentro deles.

III - Objetivos de Jesus ao proferir o Sermão
            Depois de ser tentado por Satanás, Jesus é batizado e começa seu ministério dando ênfase aos ensinos. Em todos os momentos ele ensinava e aplicava de maneira prática tudo que podia, pois queria ver pessoas tendo seus comportamentos e temperamentos transformados. Além do poder transformador, regenerador que possui, Jesus usou ensinos para ajudar as pessoas em como ter uma vida melhor. Logo fica a pergunta: Quais eram os objetivos de Jesus ao proferir tais ensinamentos?
1)     Corrigir as distorções de entendimento.  As pessoas estavam até bem intencionadas quando praticavam sua religiosidade, mas não conseguiam praticar aquela religiosidade em suas vidas; ou destacavam o aspecto negativo da religiosidade. Quando apanharam a mulher em adultério foram logo dizendo a Jesus: A lei manda apedrejar; e tu, o que dizes? Nesse momento ficou saliente a religiosidade fria existente naqueles homens. Jesus ensinava para corrigir as distorções na maneira de entender das pessoas; ele mesmo disse: (5:16) “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens par vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.
2)     Dar oportunidade de igualdade a todos. Quando Jesus citava a frase: Eu porem vos digo, estava dizendo que todos são iguais e que não existem alguns que são mais iguais que outros. Todos devem ter a mesma oportunidade e devem aproveitá-la. No sermão do monte foram poucos que aproveitaram, mas a oportunidade foi dada a todos. Cada vez que você ouvir um bom ensinamento, coloque-o em prática. Oportunidade é uma só!
3)     Aplicar princípios éticos. Interessante é o jeito prático de ensinar do Senhor Jesus. Encerrava cada ensino com lições evidentes de sua praticidade. Encerrou todo o sermão do monte com a historia das duas construções e de como os dois construtores firmaram suas bases. Construir sobre a areia ou cavar fundo até encontrar rocha depende do construtor; mas o principio estabelecido por Jesus no sermão é o principio da profundidade, cavar até que encontre um lugar firme, pagar o preço; eliminar toda superficialidade.
4)     Mostrar um novo tempo. Os ensinos do sermão do monte trouxeram um novo tempo. Era mesmo de se esperar que tantos ensinamentos apresentassem uma esperança para aquelas pessoas que estavam debaixo da letra morta da lei. Jesus aparece trazendo vida abundante, trazendo vida eterna, fazendo as pessoas enxergarem o brilho do sol em tempos de densas nuvens, levando as pessoas a sentirem que o “choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
IV – Outras observações no sermão
            O Sermão do monte em Mateus é o Sermão da planície em Lucas; e além disso, nota-se que cada qual expõe o material do discurso em diferentes circunstâncias histórias. Em Lucas, o material desse sermão é apresentado mais tarde no ministério de Jesus, após certo número de milagres e depois de haver selecionado todos os apóstolos. Em Mateus, o sermão aparece antes dos milagres, e após haver escolhido apenas quatro dentre os doze discípulos. Taís considerações, porém, não afetam a autenticidade dessas palavras ou ensinos, mas apenas indicam que detalhes dessa natureza não são importantes para o autor, e que este usou o material de que dispunha do modo mais vantajoso para o plano de apresentação que tinha em mente.

Conclusão:- Nessa lição aprendemos que:
1) Um ensinamento só é importante quando colocado em prática. Um certo pastor havia acabado de assumir uma nova igreja. Pregou naquele domingo à noite e todos ficaram felizes com o novo pastor e a mensagem que ele trouxe. Ã porta da igreja, ao final do culto todos o parabenizaram. No próximo domingo pregou a mesma mensagem e o povo ainda assim ficou feliz e na despedida do culto tornaram parabenizá-lo. No terceiro domingo pregou a mesma mensagem e a liderança se reuniu e perguntou ao pastor se ele não tinha outra mensagem. Ele respondeu: Só vou pregar outra quando as pessoas tiverem vivendo essa. Todo ensino só é importante quando colocado em prática.
2) Jesus sempre quer ensinar lições que estão ao alcance das pessoas. Ele nunca ensinou algo que estava fora do alcance, mas lições práticas, de fácil aplicação.