4.7.12

Epístolas Pastorais

            A EXCELÊNCIA DO EPISCOPADO
I Tm. 3:1-16  ”em uma pura consciência”
Nesse texto _______________  fala do (episkopos) bispo (supervisor), que é oriunda de episkopeõ (supervisionar) que significa visitar, superintender, ou prover (Tg. 1:27; At. 15:36; Mt. 25:36, 43; Lc. 1:68. O termo aparece também em Hebreus 12:15: ‘atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus’, e a linguagem do contexto está cheia de preocupações pastorais relativas à cura de deficientes, restabelecimento de mãos descaídas, fortalecimento de joelhos trôpegos, e provendo a graça de Deus em uma atmosfera de paz e pureza.

‘Aspira’ (oregetai) significa pretender ou desejar ardentemente. ________________ faz uso da mesma palavra em 6:10 em refere3ncia aos que ‘cobiçam’ ou procuram alcançar riqueza. A palavra almeja (epithumei) significa ansiar por alguma coisa ou desejar muito alguma coisa. Tal desejo e aspiração são recomendáveis quando saídos de um coração cheio de amor por Cristo e sua igreja.

Obra’. O uso de obra (ergoh) por parte de Paulo é consciente com o conceito de ministério como um serviço ou trabalho no Novo Testamento.

Natureza ministerial. A natureza da tarefa do bispo é significativa na determinação de suas qualificações para o ministério. Paulo não se contenta tamém com uma simples lista das qualificações. Elas são dadas no contexto de uma epístola que dedica muita atenção à tarefa em si. O trabalho dos bispos pode ser resumido em quatro verbos de ação:
1)      pastorear ou guiar o rebanho (paimanõ);
2)      ensinar ou instruir (didaskaleo);
3)      exortar ou admoestar (parakeleõ);
4)      visitar, proteger ou supervisionar (episkopeõ).
È imperativo, que a pessoa que almeje o episcopado prove a si mesma em certos aspectos do seu caráter e em certos relacionamentos humanos, assim como em assuntos pertencentes à fé e à verdade.

‘Irrepreensível’. O bispo deve ser irrepreensível, não dando lugar a qualquer censura. O termo (anepilempton) é também usado com relação às viúvas e seus relacionamentos em 5:7 e com respeito a Timóteo em 6:14. A palavra traduzida em 3:10, com referencia aos diáconos, é anegkletos, mas nenhum significado pode ser atribuído a este uso de duas palavras diferentes em referencia aos dois diferentes ministérios, porque a palavra usada duas vezes ao descrever os presbíteros em Tito 1:6,7. Parece que _________________ está dizendo que é imperativo que um bispo esteja acima de qualquer censura com relação aos traços específicos de caráter e regras de conduta que se seguem

‘Temperante’. A palavra temperante significa “temperante no uso de vinho”, Mas deriva-se de nephõ que é frequentemente usada figuradamente. É provável que essa palavra seja usado figuradamente em referência a toda forma de embriaguez, excesso, paixão, e confusão mental e espiritual. Ser temperante, ou sóbrio, significa ser bem-equilibrado, ter domínio próprio.

‘Sóbrio’; significa discreto, humilde, modesto. A mesma palavra é aplicada às mulheres em Tito 2:5; aos presbíteros em Tito 1:8, aos homens mais velhos em ?Tito 2:2, e às mulheres jovens em Tito 2:5.

‘Modesto’; é a mesma eu decente em 2:9 e sugere comportamento bem ordenado e decoroso. ‘Apto para ensinar’; A palavra apto significa qualificado, para ensinar com sua própria vida sem palavras. O bispo não ensina com muitas palavras, mas ensina sem se preocupar em propagar o que está ensinando e sem falar que está ensinando.

Responda:

1) Quem aspira o episcopado, faz o quê? v. 1  ________________________________________
____________________________________________________________________________
2) Qual qualidade você acredita que o bispo deve ter? __________________________________
___________________________________________________________________________
3) Quem é o bispo para você? _____________________________________________________

O Reino das Crianças

AS IDÉIAS NÃO FUNCIONAM SEM A NOSSA AJUDA.

O Reino das Crianças

DE TODAS AS COISAS QUE USO, MINHA EXPRESSÃO É A MAIS IMPORTANTE.

O Reino das Crianças

SE EU QUISER QUE MEUS SONHOS SE REALIZEM, NÃO POSSO DORMIR DEMAIS.