1.4.17

O POR QUÊ DO OTIMISMO DE ALGUMAS PESSOAS



“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”  Nm. 13:30

            A terra a ser conquistada estava sendo espionada. Os filhos de Israel ainda não haviam entrado nas promessas de Deus, mas alimentavam-se das mesmas. Quando os doze espias fizeram a pesquisa, voltaram trazendo um relatório negativo segundo a visão pessoal. Dos doze que foram, apenas dois tiveram uma visão otimista e perfeita do plano de Deus. Concluimos com isso que nem sempre a voz da maioria é a voz de Deus, e que nem pessimismo nem otimismo tem a ver com a vontade de Deus; é sentimento dos homens.
            Mas os dois que trouxeram relatório otimista, o fizeram:

I – Porque não podiam se contaminar com os relatórios da derrota, v. 27.
Enquanto ouviam os relatórios dos homens que entraram na terra mas não conseguiram visualizar Deus na terra, pinçaram todos os problemas, dificuldades, impossibilidades e se sentiram gafanhotos, os dois viram a grandeza de Deus, as maravilhas da terra e tudo que poderiam alcançar com aquela conquista. Então disseram: “Subamos animosamente e possuamo-la em herança;”

II – Porque tinham certeza de que Deus não os envergonharia, v.30.
Aquele otimismo todos não era o otimismo pelo otimismo, mas uma confiança integral em Deus, e que Ele (Deus) é responsável pela vida daqueles que N’Ele confiam. Quando uma pessoa acredita em Deus sem vacilar, pode ter certeza que nunca será envergonhada, mesmo diante de relatórios de derrota, diante da cova de leões, de fornalhas superaquecidas, de provas que achamos chegar o fim. Crer no Senhor é andar tão livre que nem provas, nem vergonha, nem exaltação faz sentido algum. Quem crê no Senhor sabe que existe a vergonha, que existe o elogio, que tudo isso faz parte da vida, mas o foco continua em Deus.

III – Porque sua visão era de gigantes e não de gafanhotos, v.33.
A visão daqueles dois era visão de gigantes, de águia, de excelência, de gente que exercitou seus sentimentos nas grandezas e nos feitos de Deus! Quando trabalhamos nossa visão, nos tornamos aquilo que visualizamos, sonhamos, pensamos. Enquanto os outros dez espias se sentiam como gafanhotos, os dois sentiam-se gigantes e tentavam influenciar todo o povo. Para que a pessoa se veja como gigante precisa eliminar as comparações; parar de medir seu tamanho pelo dos outros. Cada pessoa tem tamanho, digital e batidas de coração personalizados. Você pode até ter referencias, mas não queira sê-las.

CONCLUSÃO:- Se caso você tivesse oportunidade de andar com um desses dois tipos de pessoas, um que fala com convicção e é otimista e outra que fala a realidade e é pessimista; com qual andaria?