24.4.11

                     SOMBRA COM CHAPÉU ALHEIO

            Existem alguns ditados que dizem muitas verdades. O professor Pasquale explicou com muita propriedade alguns desses ditados e mostrou como deveriam ficar. Por exemplo, um desses ditados diz: ‘Quem tem boca vai à Roma’. Ele disse, o correto é: ‘Quem tem boca vaia Roma’. Isso tem a ver com os regionalismos e os costumes de cada estado e nação.
            Mas o que não tem nada a ver com os estados e sim com o estado emocional de cada pessoa é esse cacoete de fazer sombra com chapéu alheio. Essa sim é uma atitude que levada ao pé da letra demonstra quão perniciosa e malévola pode ser o ‘fazer sombra com chapéu alheio”. Esse negócio é mesmo um oportunismo inapelavelmente infeliz da parte daqueles que se aproveitam dos momentos em baixa que outros estão atravessando, e crescem com os fracassos alheios. Pra não dizer covardia, fazer sombra com chapéu alheio é se aproveitar de uma situação desconfortável que alguém esteja passando, às vezes provocada, às vezes acidental.
            Fazer sombra com chapéu alheiro pode ser também um aproveitamento de algum recurso que conseguimos, que não é nosso; de uma posição que ocupamos e nos valemos da mesma para dar algum beneficio a alguém; também pode ser pelo fato de termos algum poder e tirarmos proveito disso para beneficiarmos algum parente ou amigo; e por ai vai....
            Na verdade o chapéu não é nosso, mas nós nos valemos dele para fazer lá (como diz um comentarista da tv.) uma graça, e semearmos uma sombra para que no futuro aquela sombra seja requerida de volta, ou cobrada como se o beneficio que fizemos não passe de uma sombra para amarrar a pessoa que ajudamos a nós mesmos, e deixarmos aquela pessoa nos devendo favores. Geralmente quem faz sombra com chapéu alheio é capaz de fazer qualquer outra coisa para deixar as pessoas comprometidas e ‘com dívida no cartório’ para um acerto futuro.
            Tem pessoas que contam histórias do passado dos outros apenas para dizer assim: “eu conheço a tua história, hein”; não pense que tem outro objetivo senão o de deixar a pessoa intimidada e um pouco receosa de que ‘a lebre vai ser levantada’. É gente que sabe fazer sombra com chapéu alheio.
            Mas não devemos ficar preocupados com essa gente! Devemos evitá-las para o nosso bem. E quando percebermos que alguém quer fazer uma sombra sobre nós, saia debaixo. A sombra com chapéu alheio pode parecer muito boa no momento, mas ela visa nos deixar devendo obrigações a quem a faz!                                                             Que Deus nos ajude a ficar fora disso!
                                                                                              Pr. Isac

Nenhum comentário:

Postar um comentário