20.9.11


Essa é a classe das crianças da prof. Aneci
Parece coisa de criança, mas ficamos embebecidos com uma historinha que ouvimos um dia quando fomos visitar uma cidade muito longe para alguns acertos burocráticos.
Tínhamos que buscar um documento do ciretran a uma cidade com mais de 600 kilômetros de distancia e lá chegando ficamos esperando algumas horas até que fosse a hora de sermos atendidos. Pouco depois de termos chegado, chegou também lá uma jovem bem dinâmica que, num jeito bem cativante começou a contar uma história para uma outra amiga que estava por perto. O jeito de contar a história foi tão envolvente que a tal moça conseguiu prender a atenção de todos que estavam em redor de tal maneira que todos os assuntos se encerraram e todos ficaram ouvindo a história que a moça contava. A história falava de um novo super-herói que estava surgindo e que esse sim, era o grande salvador de todas as nações. A história era no mínimo hilária mas cativante e a maneira com que a moça se expressava era muito interessante.
Voltamos daquela viagem tomados de uma sensação diferente depois de termos resolvido as questões burocráticas. A história do novo super-herói nos deu assunto para a viagem inteira de volta. Vínhamos comentando como faríamos o lançamento do novo super-herói em nossa região; então surgiram muitas idéias e sugestões e muito riso, a propósito.
Algum tempo depois uma das pessoas que fora a viagem comentou no meio de um grupo que estava reunido: ‘vou me eleger o super-herói de vocês; vocês estão precisando de uma referencia protetora e eu sou a pessoa indicada para tal’. E para espanto de alguns, o colegiado que estava reunido quase aceitou reverentemente tal proposta. Quase que o tal novo super-herói estava sendo eleito ali.
O que é muito interessante é que os super-heróis sempre vencem! E quando a gente pensa que os seus recursos se esgotaram, eles apresentam uma nova estratégia, ou uma nova arma, ou um novo golpe. Os super-heróis são mesmo fantásticos; eles criam algo novo sempre; tem sempre uma bala na agulha ou uma carta debaixo da manga. Pode notar: um super-herói sempre conta uma vantagenzinha; alguma coisa a mais ele sempre está fazendo. Ele sempre já passou pelos caminhos que os outros estão passando; sempre tem alguma coisinha a mais, uma novidadezinha para contar, uma coisinha assim sempre. Esses dias pintou um desses super-heróis na área e fiquei aguardando para ver qual era a nova. Seus discípulos (os super-heróis em miniatura) ficaram fascinados quando ele (com 75 anos) mudou a alimentação e estava dizendo que iria viver até os 120 anos.
Como um super-herói é importante!!! Ele estabelece para si os padrões mais esdrúxulos e quanto quer durar. Igual aquela série daquele bruxinho que estava nas paradas de sucesso, e quando lançou o último filme da série o bruxinho saiu se despedindo pelo mundo (passando inclusive pelo Brasil) como se ser super-herói fosse uma coisa determinantemente decidida pela vontade dele mesmo.
Qual será a próxima do super-herói?
Quem se apresenta para ser o próximo?
Que Deus nos livre desse espírito e sentimento!
Isac