16.7.15

CARREGADOS DE QUÊ?

            “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.”                                                                                 Lc. 21:34-36

            Parece uma afirmação forte que Jesus fez acerca das possibilidade e da vivência dos homens dos seus dias. Era o sermão que falava dos últimos acontecimentos e de como as pessoas estariam vivendo.

I – CONTEÚDOS DO CARREGAMENTO
a) Glutonaria v. 34 ‘para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria,’ – os excessos tanto de um como de outro lado.
b) Embriaguez v. 34 ‘...de embriaguez...’ – daquilo que tira a lucidez
c) Cuidados da vida v. 34 ‘e dos cuidados da vida,’ – cuidado com isso, cuidado com aquilo, cuidado com sua aparência, cuidado... cuidado...
d) Desapercebido v. 34 ‘e venha sobre vós de improviso aquele dia’

II – O CARREGAMENTO PODE SER UM LAÇO
a) Repentino v. 34 ‘...e venha sobre vós de improviso aquele dia.’ 
b) Sobre todos v. 35 ‘Porque virá como um laço sobre todos...’  
c) Em todos os lugares v.35 ‘...sobre todos os que habitam na face de toda a terra.’  

III – A MUNIÇÃO USADA CONTRA O CARREGAMENTO
a) Vigilância vs.34 e 36 ‘E olhai por vós’- v.36 ‘Vigiai, pois, em todo o tempo...’  
b) Fechamento de todas oportunidades v.34 ‘para que não aconteça que o vosso coração se carregue...’   
c) Oração v. 36 ‘...orando...’
d) Dignidade v. 36 ‘... para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer...’          
e) Ereção v. 36 ‘... e de estar em pé diante do Filho do Homem.’ (paráptoma – é o pecado de ‘cair’ quando deveria permanecer em pé)

CONCLUSÃO:- Quando vivemos carregados, aprendemos:
1) Que os conteúdos do carregamento terão grande peso sobre os acontecimentos em nossa vida;
2) Que eu posso e devo ficar livre desses carregamentos porque senão eles se tornarão um laço para mim.
3) Que existem ferramentas e munição apropriadas que me fazem evitar todas essas coisas que hão de acontecer;
4) Que devo buscar em Jesus forças e criar em mim disposição para ficar longe dessas coisas.

6 tipos de pessoas que boicotam o próprio sucesso

1) O ENROLADO
Nada é pior do que dar um feedback para alguém e essa pessoa virar o olho e mostrar que nada do que você falou importa. Pior ainda é a pessoa ouvir o que foi dito e algum tempo depois, quando questionada sobre as tarefas, responder: eu estou prestes a começar. Essa pessoa demora horas para começar o que precisa fazer. Ela começa uma tarefa diversas vezes, mas nunca consegue acabar.

2) O ANALISADOR
Enquanto a maioria das pessoas toma decisões durante todo o dia, aquelas que analisam demais acabam deixando oportunidades passarem. Elas pegam um fato e deixam “de molho”, ficam pensando sem parar. Muitos que são assim se intitulam “perfeccionistas”.

3) O PREGUIÇOSO
Essas são as pessoas que nunca se testaram a ponto de encontrar seus próprios limites. Quando começa a ficar um pouco difícil, elas param. Na primeira falha, elas vão embora e desistem de insistir e encontrar uma maneira melhor de resolver os problemas, quaisquer que eles sejam.

4) OS JUSTIFICADORES
As pessoas mais bem sucedidas são aquelas que saem da zona de conforto e se arriscam em tarefas que provavelmente nunca imaginavam ter de fazer. Existem pessoas, por outro lado, que encontram explicação para tudo e por isso se desviam de caminhos que podem ser essenciais para conquistas futuras. Para elas, existe “não” para tudo.

5) O QUESTIONADOR
Esse tipo de pessoa tem muitos sonhos. Apesar disso, muitas desculpas são colocadas na frente e falta acreditar em si mesmo. Essas pessoas não acreditam em seu próprio potencial, nas suas próprias qualidades. Quando isso acontece, elas simplesmente voltam para a zona de conforto e não conseguem realizar aquilo que tanto planejam e sonham.

6) O APROVEITADOR
Essas pessoas são aquelas que não valorizam o tempo dado a elas. Elas pegam seu tempo, e usam com muita apreciação, mas depois ele não vale mais nada. Isso significa que você deve procurar pessoas que valorizem seu tempo, sua determinação e seu esforço.