10.6.11


"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra."
“NÃO SE MISTURE COM ESSA GENTALHA”

Ah! ah! ah! ah! ah! Assim se encerra aquela repeticiosa frase do mais arcaico, saudosista, desinstrutivo e ultrapassado programa humorístico que um dos canais de televisão brasileira apresenta. Todos os dias aquela senhorinha dá um tapa na face daquele homem, chama o seu filho e diz: “vamos tesouro; não se misture com essa gentalha.” É tão repeticioso que aquelas frasezinhas vão ficando guardadas no inconsciente das pessoas. Todo dia é a mesma coisa, mas a falta de opção humorística e o vazio de proposta que a mídia tem, faz as pessoas ficarem paradas assistindo programas tais.
A Atitude. O que nos levou a pensar na frase que aquela mulher sempre diz foi a verdade embrenhada em seu conteúdo. Quando ela diz tal frase, está baseada no fato de que a atitude do homem foi ou é ruim; então ela chama aquele homem de gentalha. E é assim mesmo: uma atitude de pessoas com baixo nível de comportamento não passa de uma atitude de gentalha.
A Companhia. Aqui reside outro fator que precisamos observar: quando  andamos e convivemos com pessoas com atitudes assim, podemos ser contaminados. A mistura com a gentalha faz a pessoa ficar parecida ou confunde os outros. Os outros ficam pensando que, porque a pessoa está misturada é um deles. Não tem como vivermos isolados; precisamos nos relacionar com as pessoas, sem todavia, nos envolvermos com suas ações comprometidas e comprometedoras.
O Comportamento. A Bíblia diz assim: Até uma criança se dá a conhecer pelas suas atitudes. Atitude de gentalha é ‘barraco’, ‘é escândalo’, ‘é confusão’, é ‘gritaria’, é ‘baixaria’, é ‘ausência de bom senso’, é ‘ter razão sempre, nem que for a base do grito’, é ‘falar mais alto’, é ‘achar que é melhor que os outros’, é ‘subestimar o próximo’, é ‘ser leviano’, é ‘não admitir que erra’. E essa lista não pára ai. Gentalha que é gentalha logo se deixa ser descoberto, bem como a pessoa que é do bem também. Ninguém consegue ficar camuflado por muito tempo; quando menos se espera, a pessoa se revela. Podemos enganar alguns por algum tempo, mas enganar todos em todo o tempo é impossível.
Afinal, quem não encontrou uma gentalha ainda hoje? O pior de tudo é que gentalha quer embolar a gente nos rolos deles. Peça ao Senhor que tenha misericórdia de você, porque a gentalha nunca tem!!! Sempre vai querer a tua participação nas suas confusões e se possível, com aquele ar de piedade e de coitadinho que só a gentalha tem. Não se deixe enganar: a aparência da gentalha é a mais piedosa possível até fazer uma presa, porque logo que conseguir isso, ai põe as garras de fora.
Que o Senhor nos ajude!!!