19.2.11

AUTORIDADE E PODER

1-     O que não é autoridade: I Pe 5:1-3; Não devemos empurrar ou coagir a obediência forçada; não fazer com interesses financeiros ou materiais; não liderar para ganhar prestigio, ou pelo simples interesse de ser dominador.
2-     O que é autoridade: É aquele que tem o direito de usar o poder, mandar, administrar e controlar, os que pelos seus méritos próprios conseguem obter uma posição de domínio sobre outros. Aquele que se torna representante de outros. Jesus ensinou que para ser senhor sobre os irmãos, antes devemos ser servos de todos, então todos os lideres no reino de Deus devem continuar com um coração de servo de Deus, Lc 22:23-27. A ênfase não está na posição que se vai ocupar, mas no serviço que se vai desempenhar, Mt 20:14-28. O líder serve ao grupo com fé, amor e humildade, que é o espírito do cordeiro sacrificado, I Re 3:3-15, o bom exemplo de Salomão; e I Re 12:6-8, o mau exemplo de Roboão. Autoridade cristã é respeitar o homem do uniforme mais que o uniforme do homem. 
3-     A base da autoridade: São 4 as bases ou fontes da autoridade divina: A) A unção de Deus, Ele chama e capacita; B) O conhecimento intelectual adquirido pela escola, curso e ensino de um professor; C) Pela experiência prática, vivência ou maturidade da vida; D) Pelo respeito e testemunhos dos seus companheiros de da igreja, por conhecerem sua qualidade de caráter, vida e competência.
4-     O direito da autoridade: O líder precisa ter a liberdade de tomar a iniciativa, ele deve ter as idéias e as proposta para o desempenho do seu serviço, ele deve avaliar a reação do seu grupo, e ter consideração, ser honesto e autêntico nas suas decisões, mas também ele precisa ouvir seu líder superior e seus colegas de ministério, o segredo do líder é pensar os pensamentos do grupo a sua frente, Ele não deve exagerar na inovação e nem deixar os mais conservadores emperrar a obra.
5-     O dever do líder: Ter vida devocional, disciplina para orar e estudar a palavra de Deus, ser inspirado e cheio do Espírito Santo para realizar a obra de Deus, ser zeloso com a doutrina das Escrituras, não desviar da missão, do propósito de agradar a Deus, se auto-motivar para motivar os outros, ter planejamento das atividades, agenda de trabalho, conquistar novos membros, treinar novos lideres, supervisionar a obra e os obreiros, influenciar o pensamento dos seus ouvintes, dar inspiração aos outros para a obediência e realização da obra de Deus, favorecer o desempenho das atividades da igreja até atingir a perfeita vontade de Deus e a felicidade de todos, Deus e seus contemporâneos.
6-     O preço de ser líder: Tudo que vale a pena fazer, vale a pena fazer bem feito, tudo que vale a pena conquistar, vale a pena pagar seu preço, olhar para trás, só se for para relembrar as lições ensinadas por Deus, olhar para hoje, só se for para agradecer o que obteve, olhar para o futuro, só se for para sonhar com o onde se quer chegar. Ter boa interdependência com os irmãos, ter coragem e calma, persistência e amor incansável, suportar frustrações, medos, criticas e todas as adversidades, andar rumo a perfeição para e desejar ser como foi Jesus, Rm 8:28 e Gl 3:7-16.
7-     Os tipos de Lideres: A) Paizão: dá muita liberdade e pouca responsabilidade, mas procura manter um clima de família; B) Rei ou General: lidera dando ordens e faz todos lutarem, dita, ordena, controla, julga e governa; C) Duque; Supervisiona, analisa, orienta e governa; D) Cavaleiro: Auxilia, defende, representa, salva e mata dragões; E) Mestre: Lidera arrastando com palavras e exemplos de vida; F) Vassalo: Respeita, serve, negocia, participa e contribui; G) Servo: Trabalha, luta, dá o sangue, mas por fim lamenta; H) Fugitivo: Evita responsabilidades e conflitos, seu lema é, “Tudo pela paz”; I) Ativista: Tem iniciativa e participa de todos os ministérios, vive esgotado; J) Mártir: Se sacrifica, trabalha, quer fazer tudo sozinho, depois se frustra e sente auto-piedade; L) Escravo: Faz tudo e não ensina ninguém, procura sempre agradar a todos.