17.3.11

O Ministério Profético da Igreja

Lc. 8:40-42, 49-56

                A igreja é a voz profética de Deus na terra. Ela foi chamada para ocupar o seu lugar e missão dados por Deus. Israel teve seu espaço e nos deixou um legado excelente no que tange ao profetismo. Isso é reconhecido por todas as pessoas que estudam o que é o ministério profético na história de Israel. A importância  da vida profética, a necessidade de se relacionar bem com Deus, de ouvi-Lo, da consulta aos oráculos (que era a palavra fresquinha, da hora que o profeta entregava), o "Assim diz o Senhor". Tudo isso era valioso para a manutenção da vida espiritual.
                Enquanto o sacerdote levava o povo diante de Deus, o profeta levava Deus diante do povo, trazendo uma palavra, ora de edificação, ora de exortação, ora de ensino. Ele sempre deveria estar em sintonia com Deus para que, em qualquer tempo tivesse um recado de Deus para quem o consultasse.
                Diante desse contexto do profetismo, como a igreja exerce seu ministério profético? Porque a ela foi dado tal ministério? Quais os sinais que evidenciam a prática de tal ministério? Vejamos a seguir, baseados na história da ressurreição da filha de Jairo, o Ministério Profético da Igreja.
                                               A Pessoa do Profeta.
                O profeta era o porta-vóz de Deus, instrumento que Deus usava para entregar aos homens aquele recado celestial. Nessas condições, Jesus estava ali, com algumas pessoas com problemas relevantes, uma multidão inumerável, e tendo em sua própria pessoa a resposta para cada necessidade.
                1) Jesus considera cada caso um caso v. 41. Jesus abençoou multidões mas considerou a individualidade de cada situação, de cada indivíduo; personalizou seu tratamento e deu atenção para quem precisava, na hora, local e tempo certo. A Igreja também precisa olhar para o profeta Jesus e aprender tratar cada caso como um caso.  As multidões podem estar reunidas, mas não podemos perder de vista cada irmão, cada visitante, e à medida do possível, chamar cada um pelo nome. Como disse Rick Warren: até o membro de número 3000, ele sabia o nome de todos em sua igreja de Saddleback, nos Estados Unidos.
                2) Jesus sente os apertos da multidão v. 42. ...E, indo ele, apertava-o a multidão?. Será que um profeta não sente os apertos da multidão? O fato de ser profeta o isenta de sentir tais apertos? Muitos querem viver um cristianismo fora da multidão, sem apertos. Esse não foi o papel de Jesus e nem o é da Igreja. Somos profetas no meio da multidão, derramando virtude aos necessitados. A multidão não anula nosso profetismo, nem nosso profetismo nos isola da multidão. Os apertos da multidão que nos incomodam simplesmente avalizam que estamos no caminho certo.
     3) Sinaliza para as pessoas que tem fé v. 46. Jesus estava atendendo Jairo e apareceu a mulher que sofria uma hemorragia havia doze anos. Ele não a desamparou, pelo contrário, acenou para aquela atitude de fé com a resposta a altura. Uma atitude de fé merece resposta. A igreja não pode ignorar atitudes de fé. Precisa considerar cada atitude como Jesus fez com aquela mulher.