6.8.13

Focalize e Realize

          É necessário esforço para focalizar a sua mente – não esforço físico mas mental. Apesar de parecer difícil, você pode, através da prática e experiência se tornar melhor e melhor em manter a sua mente focalizada. Vale a pena o esforço. James Gardner

          Muitos retrocessos e desapontamentos têm como resultado a inabilidade de manter a sua mente focalizada. Considere quantas vezes você tem permitido que a sua mente vagueie em distintas direções. Pense nas muitas coisas que você decide fazer, mas nenhuma ação é tomada naquela direção. Agora, imagine quão sólida e eficientemente você poderia ser se focalizasse em uma coisa e nela permanecesse até que fosse realizada. O poder de uma mente focalizada é simplesmente tremendo!

          Aparentemente foco é algo difícil. O mundo está cheio de distrações e são muitas as vozes que reclamam pela sua atenção, e você pode naturalmente ser atraído por tais vozes. Mas, essas vozes podem ser superadas com vontade, determinação e intencionalidade. Pratique permanecer focalizado por períodos cada vez mais longos. Faça disso sua prioridade e logo o seu foco virá com maior rapidez e naturalidade.

          Mantenha-se focalizado. Coloque a sua substancial energia numa específica e positiva direção. Essa é a melhor coisa que você pode fazer para melhorar a qualidade da sua vida e do mundo ao seu redor.

Um pouco sobre discípulo e discipulado

Discípulo – (Em hebraico, limmudh; em grego, mathetes; em latim, discipulus – pupilo’, ‘aprendiz’).

No antigo testamento, o vocábulo aparece geralmente nas diversas versões uma vez (Is. 8:16), mas a mesma palavra hebraica é traduzida por ‘eruditos’ em Is. 50;4, e por ‘ensinados’ em Is. 54:13. ‘Discípulos’ (1 Cr 25:8) vem da mesma raiz. A relação entre o mestre e o discípulo era uma característica comum do mundo antigo, onde os filósofos gregos e os rabinos judeus reuniam em torno de si grupos de aprendizes e discípulos.

Nos tempos do novo testamento, uma pratica semelhante tinha prosseguimento, e a palavra significa em geral aqueles que aceitavam os ensinamentos de outro – exemplo, de João Batista (Mt 9:14; Jo 1:35), dos fariseus (Mc. 2:18, Lc. 5:33), e de Moisés (Jo. 9:28). Seu uso mais comum era para denotar os aderentes de Jesus: Quer no sentido geral (como em Mt. 10:42. Lc. 6:17; Jo. 6:66), quer referindo-se  especialmente aos doze (Mt 10:1; 11:10), que tudo abandonaram   a fim de segui-lo. Fora dos evangelhos, as únicas outras ocorrências neotestamentarias do termo aparecem no livro de Atos, onde descreve os crentes, aqueles que confessam a Jesus como Cristo (6:1,2,7; 9:36 (feminino Mathetria), 11:26) torna-se ou fazer um discípulo (de)’, é encontrada em Mt. 27:57; 28:19.

Os dois filhos. Certa pesquisadora e analista de comportamento estava concluindo um trabalho que propusera realizar para avaliar qual o fim das decisões das pessoas, e os efeitos das vivencias dentro de casa no dia-a-dia e o resultado disso no futuro das famílias.
Em sua pesquisa encontrou dois irmãos, criados juntos, oriundos de um mesmo ventre, separados por apenas uns poucos anos de vida. Um dos irmãos era profundamente revoltado e o que experimentara na vida justificava seus comportamentos, dizia ele. Quando menino, dizia, ‘meu pai chegava em casa bêbado, espancava minha mãe, batia nos meus irmãos e em mim, jogava a comida fora, praticava todo tipo de maldade, e isso me fez ficar revoltado e hoje não consigo um bom trabalho, já me separei da esposa, sou uma pessoa infeliz graças ao cenário vivido quando criança e exemplos do meu pai’. Terminadas as explicações, a pesquisadora foi ao irmão desse primeiro indivíduo e notou que seus comportamentos eram diferentes, inclusive observou que esse irmão era um empresário bem sucedido, morava numa casa boa, família bem estruturada, enfim, se fosse fazer uma análise mais cruenta, nem dava para acreditar que esse era irmão daquele primeiro mencionado. A pesquisadora fez a mesma pergunta que fizera ao primeiro: Porque você vive dessa maneira tendo o passado que teve? Perguntou a pesquisadora; Aquele irmão mais novo respondeu: ‘Quando eu era criança e via meu pai chegando bêbado à minha casa, batia em minha mãe, espancava a todos, jogava a comida fora e praticava todo tipo de maldade, eu disse que escreveria uma história diferente da que ele estava escrevendo. Amaria minha esposa, trataria bem as pessoas com as quais convivo todos os dias e as que esporadicamente passassem por mim, trataria bem meus funcionários, isso porque não queria ter os comportamentos que meu pai tinha e nem viver aquele modelo. Hoje sou como sou.
Aquela pesquisadora concluiu que nossos comportamentos são determinados pelas decisões que tomamos quanto à maneira que queremos viver e não pelo que as pessoas nos impõem ou as circunstâncias determinam. Bem que aquele filho tinha tudo para ser como seu pai no quesito comportamento, mas não o quis.
Com isso concluímos que os filhos reproduzem suas vivencias, experiências da infância, e aquilo que lhes fica impregnado na formação da sua personalidade, personalidade que segundo estudiosos de comportamento, vai desde o ventre até os sete anos de idade, para os demais anos de sua existência. Alguns conseguem superar seus próprios traumas, lembranças traumáticas registradas no consciente, subconsciente ou no inconsciente, superar dores que estão escondidas onde ninguém consegue entrar, exceto a própria pessoa e com muita dificuldade ainda.
São filhos muito parecidos com os pais, mas tendo um conteúdo experimental diferente. Afinal, cada pessoa é uma na face da terra e na vida é assim mesmo: cada qual escreve sua própria história. Embora tendo a fisionomia dos pais, alguns trejeitos aprendidos dentro de casa, cacoetes que os filhos carregam dos pais, ainda assim cada um vai viver sua própria experiência. É a partir dessa decisão de cada um que a pessoa vai se tornando um individuo consciente e autor da sua própria historia. Ninguém pode decidir por mim além de mim mesmo. Se eu decidir ser um cidadão do bem, está decidido; ninguém jamais vai conseguir mudar uma decisão pessoal a não ser eu mesmo.

                                     Do livro: "Filho de Deus ou filho do reino?" no prelo.