11.5.12

A PRÁTICA DA ORAÇÃO

                                                A PRÁTICA DA ORAÇÃO
                                                           I Tm 2:1-8
Há nos escritos de Paulo muitas referências à oração, Cl. 1:3; 4:12; Fp. 1:4; I Ts. 1:2; Rm. 1:9; Fm. 4. O apóstolo era um verdadeiro intercessor. Não se esquecia de colocar as igrejas diante de Deus, pedindo ao Senhor que as sustentasse firmes na fé, Cl. 1:9; 2 Ts. 1:11. Recomendou aos tessalonicensses: ‘Orai sem cessar’, I Ts. 5:17. Pediu que os irmãos orassem por ele, 2 Ts. 3:1.
Com as palavras antes de tudo, pois, exorto, Paulo indica que está começando uma série importante de verdades vitais. Por esse motivo, Paulo exorta Timóteo e a comunidade de Éfeso, que estava sob seu pastoreio, a que orem intensamente.

A palavra “súplicas” (deesis) significa ‘pedidos’ ou ‘petições’ (Fp. 4:6; Mt. 9:38). Equivale ao termo ‘rogar’ e é quase um fervoroso “por favor”. A ênfase está no sentimento de necessidade. Quem suplica está vivendo um momento de angústia, precisando de uma intervenção da parte de Deus.

“orações”(proseuche)é um termo de sentido amplo e indica aproximação a Deus. É uma palavra usada sempre para os pedidos endereçados a Deus (Rm. 15:30).

“intercessões” (enteuxis)- É um pedido em favor de outras pessoas. Combina com duas grandes idéias: a forma verbal significa ‘ter uma conversa íntima com alguém’;o substantivo era também usado para as petições submetidas ao rei ou governador; Assim sendo, a palavra significa para o cristão o alto privilégio de ter uma conversa íntima com o soberano do universo.

“ações de graças”(eucharistia) significa ‘gratidão’. São agradecimentos. Devem fazer parte de todas as nossas orações (Jo. 6:11; 1 Co. 11:24).

Por quem devemos orar? v. 2

-“por todos os homens”. A frase todos os homens sugere que a gratidão, assim como as súplicas, orações e intercessões, devem se expressas em favor de todos os homens. Havia alguns na igreja que não tinham este sentimento por todos os homens, especialmente pelos gentios não-circuncidados.
- “pelos reis”. ____________________  insiste em que os ____________  sejam incluídos nas orações públicas da família de Deus. A palavra rei é também traduzida como ‘governador’ ou ‘soberano’. Em 6:15 Paulo usa a palavra Soberano (dunastes) juntamente com rei (basileus) em relação a senhores, e os cristãos são instados a invocar o seu poder divino e soberania a favor dos que governam a vida de todos os homens. Quando Paulo escreve a Timóteo, além do poder maior que era exercido pelo imperador romano, havia reis locais, dos países conquistados pelos romanos.
- “por todos os que se acham investidos de autoridade”. A referencia é aos oficiais das províncias, aos magistrados. Os cristãos são instados a invocar o poder divino e soberania a favor dos que governam a vida de todos os homens.

Para quê e por que devemos orar? vs. 2 a 4
‘para que tenhamos uma vida quieta’ (hesuchia) (termo que é muito usado por Lucas especialmente em Atos onde o ministério de Paulo é perturbado por motins ruidosos e confusão incitados por aqueles que se opunham à verdade); ‘e sossegada’ (eremos) termo que sugere tranqüilidade e contentamento. A oração resulta em uma vida de piedade e respeito. Ser piedoso é manter um comportamento adequado para com Deus e para com sua santidade, majestade e amor.
‘Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador’. Essa é a razão para o cultivo da oração. Por isso devemos orar.