18.6.12

Mocidade Reunida aos sábados

Estudos aos líderes nas Epístolas Pastorais

                                      SÓ PELA GRAÇA É POSSÍVEL – Tt. 2:11-15

O que Paulo está dizendo nos versículos 10-14 é a pedra angular de toda a estrutura da ética cristã, e ele faz aqui o que faz constantemente em todas as suas instruções sobre a vida abundante dos cristãos. Suas palavras a Tito, assim como a Timóteo, contém ensinamento sadio sobre a espécie de conduta pela qual os cristãos “ornam a doutrina de Deus, nosso Salvador”. A vida sem lei, imoral, dissoluta, é contrária à graça de Deus.

11, 12. A discussão de Paulo sobre a graça de Deus é breve e concisa, mas é bela e completa e serve seu propósito em manter a ênfase sobre as boas obras na perspectiva adequada. A graça de Deus nos salva. Jesus Cristo, a suprema manifestação do amor de Deus, veio pregando e ensinando. A graça salvadora de Deus se manifestou quando Jesus se manifestou. Em Cristo, Deus mostrou claramente que ele quer que todos os homens sejam salvos. A graça de Deus se manifesta mostrando que a pessoa foi alcançada para: (1) renegadas a impiedade e as paixões mundanas, (2) vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente. A graça de Deus não só nos educa, mas também nos disciplina.
A palavra para renegadas (arneomai) significa repudiar ou negar. A mesma palavra é usada em 1:16 com relação aos que negam a Deus pelas suas práticas perversas. Ela é usada também com referencia aos que tendo forma de piedade, ‘negam-lhe a sua eficácia’ (II Tm. 3:5). A palavra para impiedade indica uma vida impura. É uma forma do termo que é uma das palavras-chave de I Timóteo (eusebéia). A palavra para mundanas sugere amor pelo mundo, que João chama de concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I Jo. 1:15-17).
A palavra para sensata é também traduzida como ‘discreta’ e ‘dominio proprio’. O termo para justa significa ‘corretamente’ no sentido de guardar a lei (I Tm. 1:9 e fazer o que é certo ( Rm. 5:17). A palavra para piedosamente (vidas santas) é discutida em relação a I Tm. 2:2. O Termo para século, no sentido de mundo, é discutido em relação ao amor de Demas por este mundo (II Tm. 4:10). 

13 e 14. Paulo fala aqui da segunda manifestação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Os filhos de Deus vivem numa expectativa sincera, aguardando a bendita esperança. Paulo fala da esperança do cristão em partilhar a glória de Deus em Romanos 5:1-5, um excelente paralelo em relação à sua ênfase sobre a graça e nossa esperança de glória.
Em vista desta segunda manifestação da glória de Deus, Jesus trouxe a graça de Deus por duas razões vitais: (1) a fim de remir-nos de toda iniquidade, e (2) purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Que ele a si mesmo se deu por nós e o tema central do evangelho (I Tm. 2:6; II Co. 5:15). A palavra para iniquidade significa limpar e consagrar (Ez. 37:23). Paulo faz uso excelente da mesma relação com a igreja e seu futuro esplendor (Ef. 5:26-27; Ap. 21:9-11). A referência à igreja como a um povo exclusivamente seu, encontra em Êxodo 19:5 e Dt. 7:6. A igreja foi comprada com o preço do sangue do filho de Deus (At. 20:28). Depois de comprá-la, ele agora procura santificá-la como sua propriedade. Ele deseja especialmente que ela seja zelosa de boas obras (Ef. 2:10), como enfatizado por Paulo aos homens e mulheres de mais idade. Paulo diz que é bom ser zeloso pelo bem.

2:15. Uma admoestação a Tito. Paulo interrompe sua discussão sobre o adorno da doutrina de Deus mediante uma vida de boas obras, com um apelo urgente a Tito para tornar esses assuntos muito claros para as igrejas de Creta. Estas cousas se referem ao que Paulo disse e ao que ele continuará a dizer. A palavra para exorta é comentada em I Tm. 4:13. A palavra para autoridade significa a ordem de alguém que está em posição de autoridade (1:3; I Tm. 1:1). Desde que Paulo está instando com Tito que fale de coisas que os cristãos devem ser e fazer, o poder do comando é essencial. Quanto ao método de Paulo exercer autoridade em assuntos da verdade veja I Tm. 1:1. A palavra para despreze significa olhar com desdém. Em palavras similares a Timóteo, ele fala de desprezo.