28.6.13

O remanescente fiel ao Senhor.

Para leitura e culto em família

Segunda                 As conseqüências do pecado   ..........................................................................................   Is. 37: 35-38
Terça                       A humildade de quem remanescente   .............................................................................   Is. 37: 1-20
Quarta                    A resposta á oração   ............................................................................................................   Is.37: 21-34
Quinta                    O sitio de Jerusalém   ..................................................................................................................   36:1-22
Sexta                       O povo escolhido   .................................................................................................................   Dt. 27:1-10
Sábado                   O remanescente é chamado   .................................................................................................   Is. 6: -13
Domingo                Deus levanta o remanescente   ..............................................................................................   Is. 1: 1-9









 






Texto básico: Isaias 1:1-9

“Se o Senhor dos exércitos não nos deixara algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra”. Is. 1:9

Em sua profecia, Isaías refere-se a um grupo privilegiado existente entre o povo de Judá. Esse grupo desfruta de condições jamais encontradas em qualquer lugar ou experimentadas por alguma pessoa. Isaías o chama de remanescente fiel.

Vamos nos deter no estudo desse remanescente fiel, mas é bom sabermos que o profeta usa outras figuras para explicar sua mensagem. Isso vai permitir distinguir e reconhecer quem era o remanescente, que propósito Deus tinha para com ele; por que aparece essa figura na linguagem profética e o que ela representa na vida da igreja.

I - IDENTIFICANDO O REMANESCENTE

Uma primeira referência ao remanescente está em Is. 1:9. Contudo, antes, o profeta usa alguns exemplos práticos para mostrar a situação espiritual em que vivia o povo escolhido:

a) O boi e o Jumento, v. 3. O profeta menciona esses animais e fala da intimidade que há entre eles e seus donos. Contudo, “Israel não tem conhecimento”. Com isso queria dizer que o próprio povo de Deus não tinha consideração, respeito e nem afinidade com o seu Senhor.

b) O escravo castigado, v, 5. “Porque sereis ainda castigados, se mais vos rebelareis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco”. A figura é a de um escravo tão castigado que não havia nele mais lugar sem feridas, Deus queria passar o óleo sobre  as feridas, e o povo não permitia.

c) A cidade sitiada, v. 8. “A filha de Sião ficou como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como a cidade sitiada”, “A filha de Sião” é uma referência a Jerusalém, local do outeiro que Davi tomou dos jebuseus, dando-lhe o nome de “cidade de Davi”. A palavra “filha” personifica a cidade. “Cabana na vinha, como a choupana no pepinal” diz respeito á solidão em que ficaria Jerusalém distante dos inimigos por não abandonar seus pecados.

As três figuras estudadas mostram a situação de cerco e abandono.

II - CARACTERISTICAS DO REMANESCENTE

O remanescente era um grupo que se posicionava com firmeza, submetendo-se com muita vontade aos propósitos de Deus. Não era todo o Israel, como querem alguns, mas só os que permaneciam “agarrados” ao galho ou ligados como veremos a seguir. Ao usar a figura dos rabiscos, ou seja, das olivas que não caiam quando os galhos da oliveira eram chacoalhados, o profeta Isaías quer mostrar três coisas importantes:

a) A firmeza. O homem passa batendo com uma vara debaixo das oliveiras (azeitonas); aqui e acolá sempre sobrava alguma. As que não caiam é por que estavam mais agarradas que as outras. “Sede firmes e constantes...”, I Co.15:58. “Quem está em pé, veja que não caia”. I Co.10:12.

b) O abalo. As que ficaram firmes foram abaladas tanto quanto as outras. Isso mostra que, na hora de ser chacoalhado, ninguém é poupado, I Pe. 4:17.

c) O fruto referido era bascamente a oliva, da qual se extraia o azeite ou era usada como alimento, Os remanescentes também eram frutos, mas dado o seu apego ao galho, podiam usufruir mais tempo das provisões do tronco. Aquele que se apega a Cristo vive mais, Jo. 10:10; Jo.15:4.

III - PROPOSITOS DE DEUS COM REMANESCENTE

Remanescente é um grupo de fieis. Em Isaías 6:13 aparece a figura do remanescente, aqui chamado de “décima parte”, que permanecia como o toco depois de derrubada a arvore: a santa semente é o seu toco, disse Isaías com uma olhada triunfal e obviamente retrospectiva, para a palavra dada a Abraão e, no Éden, com respeito à descendência prometida. Deus tem propósito para com o remanescente e, na visão do profeta Isaías, esses propósitos eram:

a) Curar as suas chagas, 1:6. Deus não queria um remanescente enfermo, cheio de feridas, inchaços e chagas não espremidas, mas desejava fazer no remanescente uma purificação. Seria um grupo especial que teria suas feridas curadas. Sobre elas, seria usado o óleo que ajudava no alivio da dor, atuava no processo de cicatrização e sarava a ferida, Lc.10:34. Ora, sabemos que o óleo é símbolo do Espirito Santo. Na vida do remanescente é preciso haver muito óleo para que ele seja sarado por completo.

b) Livrar da solidão, 6:11-13. Esse versículo é profético e diz respeito a visão que Isaias estava tendo acerca do futuro. Deus queria alertar que, se continuassem com aquele sentimento resistente a sua voz e se não abandonassem seus pecados, cairiam na solidão, mas o remanescente seria resguardado. Jeová não iria permitir que aquele grupo especial caísse nem em pecado, nem em solidão. Mais do que tirar o remanescente da solidão era não deixar que caísse nesse estado. E isso Deus já estava providenciando antecipadamente. Isaias sentiu isso e fez parte do grupo, exclamando: “Se o Senhor dos exércitos não nos deixara algum remanescente...”, 1:9.

c) Manter como remanescente, 1:9. Privilegiada a posição desse grupo! Ser sustentado por uma manutenção especial de Deus e desfrutar de Seus cuidados paternais.

APLICAÇÃO

Isaías ensina que existe um grupo fiel, dedicado a Jeová. Se outros não se submeteram a Deus, existe quem se submeta, independente da situação, e nem está preocupado se os galhos estão sendo sacudidos. “Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita”, mas o remanescente está em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário