8.5.13

 Momento de Comemoração
Momento de descontração da moçada

O Quadro Empoeirado

O Quadro Empoeirado

                A menina havia chorado muito durante a tarde toda. Parecia-nos que até já estava sem forças. Possivelmente uma dor muito forte a fazia sofrer assim.
                  Isso gerava em todos nós, que ali estávamos aguardando a chegada do médico, uma certa ansiedade, e por que não dizer, um desespero na alma.
                   Num daqueles momentos em que a gente sem querer, ou instintivamente levanta a cabeça para olhar para o teto, para cima, buscando no infinito, talvez uma resposta um socorro, meus olhos pousaram num quadro afixado na parede, cheio de poeira, mas que inda me permitia ler o que nele estava escrito: “LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS” – I a Pedro 5:7
                    Aquilo foi como um estalo em todo o meu corpo, que vibrou de maneira maravilhosa, sim, por que não confiarmos? Porque não entregarmos a ele aquela menina para que o Senhor fizesse algo de bom na vida dela.
                      Convidei a todos que olhassem para o dizer bíblico na parede e concluíssem em função do momento, o que seria mais acertado fazermos. Todos, unanimemente concordaram que o caminho seria orarmos ao Senhor e a ele entregarmos a nossa ansiedade e todo aquele problema.
                        Assim foi feito. No termino da oração, que foi mais um pedido de socorro que outra coisa, a menina começou a acalmar-se e logo passo a dormir serenamente.
                           Todos nos olhamos, e como que uma pausa de felicidade  e conforto, nos sobreveio á alma, e em cada rosto, só estava estampado um sorriso de vitória e no coração um preito de gratidão e louvor ao senhor.
                             Quando o médico chegou, pouco foi necessário fazer, pois a menina já estava sarada brincando e bem alegre, enquanto alguém, alegremente, tirava toda a poeira daquele quadro tão bonito, que no momento mais necessário, nos havia indicado o caminho da solução: O socorro bem presente.
                                                                                             
João Carlos Ribeiro

A história do desvio da igreja

História dos desvios da Igreja                 


         A Igreja Cristã surgiu quando Cristo a estabeleceu. Ele veio na “plenitude dos tempos” e começou chamando os apóstolos para uma vida diferente. Acima dos níveis e padrões morais e espirituais de sua época, a igreja tinha a função de proclamar a mensagem transformadora deixada por Jesus. E para que o cristianismo, de fato, fosse estabelecido, houve contribuições de diversos povos:
         A) Os Romanos. Quando surgiu o cristianismo, os romanos eram os senhores do mundo. Pelas alturas de 50 A.D. o império abrangia a Europa, parte da Inglaterra, o Egito e toda a costa norte da África, como também grande parte da Ásia. Os romanos se impuseram pela força e foram úteis no sentido de que o cristianismo se alastrasse rapidamente por causa do relacionamento comercial entre as nações.
         B) Os gregos. Os gregos exerceram sua influência no cristianismo pela sua cultura. Eram detentores da vida intelectual mais vigorosa, mais desenvolvida no mundo. Influenciaram o cristianismo com a sua língua (o Novo Testamento foi escrito em grego), e levaram por toda parte as pessoas a aprofundarem seus pensamentos sobre os assuntos diversos, levando-os a uma maior reflexão.
         C) Os Judeus. Os judeus constituíram o povo divinamente indicado para mordomos da verdadeira religião. Tiveram a missão de receber de Deus uma revelação especial a respeito do próprio Deus e da Sua vontade, assenhoreando-se desse ensino divino.
        
                                               A IGREJA APOSTÓLICA
                                                    (até o ano 100 A.D.)
         Num certo sentido, a igreja cristã teve seu nascimento quando Jesus chamou seus primeiros discípulos. Comumente se diz que a história da Igreja teve início no dia de Pentecostes que se seguiu à ressurreição. A primeira pregação do Evangelho no Pentecostes, foi dirigida uncamente aos judeus e por algum tempo ficou limitada aos judeus. Depois desse tempo houve uma perseguição sobre a Igreja nascente, e as autoridades da época pressionaram os cristãos esparamando-os por toda a Palestina, onde buscavam refúgio e meio de escapar daquela perseguição. Assim se espalhou o cristianismo começando sua grande carreira missionária.
         Entre o ano 100 A.D. e o reinado de Constantino, o cristianismo alcançou maravilhoso progresso. Em 313, era a religião dominante. Havia se introduzido por todas as classes sociais.
         Foi nessa época que surgiram os apologistas ou os defensores intelectuais do cristianismo e que realizaram grande obra missionária.  Um deles foi Justino, o martir (100-165). Percorreu várias escola filosóficas à procura da verdade; encontra em Cristo a resposta para suas indagações; se converte e até o fim de sua vida (onde foi martirizado) viaja como os filósofos de então, ensinando o cristianismo como a filosofia perfeita.
         Dentro dessa era do cristianismo não podemos esquecer de Tertuliano (160-320), advogado cartaginês, portador de dons extraordinários; de Orígenes de Alexandria (185-253) que com apenas dezoito anos de idade, tornou-se mestre de uma escola da Igreja de Alexandria, e que morreu vítima de perseguição do imperador Décio.

         Principais acusações contra o cristianismo:
         1- Para os cristãos, Cristo estava acima de César. O cristianismo era exclusivista; os cristãos nunca aceitaram prestar culto a César (Estado) ou a outra divindade. Para os cristãos essa prática era uma abominação. Por essa causa os cristãos foram acusados de anarquistas, sacrílegos, ateus e traidores. O Governo então hostilizava o cristianismo porque o considerava uma ameaça ao Estado.
         2- Ceia do Senhor. Outro fato que contribuiu para aumentar a oposição ao cristianismo foi que as suas principais reuniões, como a Ceia do Senhor, eram realizadas de portas fechadas. A Igreja parecia aos olhos do governo uma perigosa sociedade secreta que crescia assustadoramente.
         No II e III séculos o caráter geral dos cristãos permaneceu como desde o princípio, bastante elevado, o que os tornava distintos do resto do mundo. A fraternidade cristã, a pureza, a honestidade, a bondade eram os seus principais característicos.


                                      CONSTANTINO E A IGREJA FAVORECIDA

         Com a vinda do imperador Constantino para o cristianismo, houve uma mudança comportamental na vida dos cristãos. Constantino revolucionou a posição do cristianismo em todos os aspectos. Primeiramente:
          1- Estabelece completa liberdade religiosa que proporcionou igualdade de direitos a todas as religiões.
         2- Depois mostrou-se favorável ao Cristianismo, fazendo ofertas valiosas para a construção de igrejas, manutenção do clero e isentando-o dos impostos. Juntou as águias dos seus estandartes ao lábaro, o símbolo de Cristo. Afinal.
          3 - Entrou ativamente nos assuntos da Igreja, tentando dirimir disputas doutrinárias.
         Constantino foi considerado patrono do cristianismo de sua época, mas foi Teodósio, imperador cristão do oriente que baixou uma um decreto pelo qual todos os súditos do império deveriam aceitar a fé cristã como estabeleceido pelo Concílio de Nicéia.
         O paganismo afetou o culto cristão nesses séculos porque a Igreja viveu no meio desse paganismo até 400 A.D. e também porque, depois de Cosntantino, muitíssimos pagãos entraram na igreja sem conversão. O culto dos santos é um exemplo frisante dessa tendência. Era natural que se tributasse veneração aos mártires e a outros homens e mulheres, famosos por sua santidade. A idéia do culto dos santos foi mais acentuada no caso da Virgem Maria. Ao fim deste período já o culto da Virgem estava vitorioso.

                           


                                 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

         Com o começo dos desvios doutrinários, apareceu um governo geral da Igreja Católica (universal, do mundo todo) nos concílios gerais ou ecumênicos.  Quando se reuniam todos os bispos, julgava-se que a Igreja toda estava reunida. Daí julgar-se que um concílio de bispos tinha a direção do Espírito Santo prometido à Igreja.
          Engrandecimento do Bispo de Roma. Roma era a capital antiga do mundo. Quando se queria resolver uma questão doutrinária, costumeiramente apelava-se ao Bispo de Roma. Não obstante haver outra sede em Constantinopla com vários outros bispos. Prevalecia, então, a palavra do bispo de Roma. Foi aí que se fortaleceu a Igreja Romana.
        
         Abaixo seguem datas dos desvios da igreja
                                                                                                                                     





                                                                                                                       Ano da Instituição:                                                                                                          - 1950, Assunção de Maria
                                                                            - 1870, Infalibilidade papal
                                                                         - 1854, Dogma da Imaculada Conceição
                                                                      - 1546, livros apócrifos na Bíblia
                                                                   - 1215, Decretam a Transubstanciação.
                                                                - 1216, Instítuida a Confissão.
                                                            - 1200, A hóstia substitui a Ceia.
                                                         - 1190, Instituem a venda de Indigência
                                                      - 1184, Inquisição. Efetivada anos depois.
                                                  - 933, Instituida a Canonização de “Santos”.
                                               -  830, Começam a usar ramos e água benta.
                                            - 787, Começam com o culto às imagens.
                                         - 503, O purgatório começa a existir...
                                          Missas pagas começaram no ano 1476.
                                  - 431, Instituido o culto à Maria, mãe de Jesus.
                              - 416, Começam a batizar crianças recém-nascidas.
                            - 394, O culto Cristão é substituído pela missa.
                         - 381, A Igreja Cristã recebe o nome de “Católica”.
                     - 320, Começam usar velas nas Igrejas pela primeira vez.
                    - 310, Iniciam as rezas pelos mortos.
                   - 304, Os bispos começam a serem chamados de papa
                  
                            Devido essas alterações a Igreja Católica deixou de ser legítima e dividiu                    a Cristandade.
                            No Ano 869 a Igreja Ortodoxa separou-se de Roma recusando submissão ao papa e dizendo que a infalibilidade é a “blasfemia que corôou o Papado”!
         Em 1517 o Monge Martin Lutero encontrou a Bíblia, inspirou-se nas palavras do apóstolo Paulo em Romanos 1:17 onde diz: “O justo viverá da fé”. Foi aí que surgiu o protestantismo, hoje também conhecido de evangélico.