2.1.12

O Ministério Profético da Igreja
Lc. 8:40-42, 49-56
         A igreja é a voz profética de Deus na terra. Ela foi chamada para ocupar o seu lugar e missão dada por Deus. Israel teve seu espaço e nos deixou um legado excelente no que tange ao profetismo. Isso é reconhecido por todas as pessoas que estudam o que é o ministério profético na história de Israel. A importância  da vida profética, a necessidade de se relacionar bem com Deus, de ouvi-lo, da consulta aos Oráculos (que era a palavra fresquinha, da hora que o profeta entregava), o Assim diz o Senhor. Tudo isso era valioso para a manutenção da vida espiritual.
         Enquanto o sacerdote levava o povo diante de Deus, o profeta levava Deus diante do povo, trazendo uma palavra, ora de edificação, ora de exortação, ora de ensino. Ele sempre deveria estar em sintonia com Deus para que, em qualquer tempo tivesse um recado de Deus para quem o consultasse.
         Diante desse contexto do profetismo, como a igreja exerce seu ministério profético? Porque a ele foi dado tal ministério? Quais os sinais que evidenciam a prática de tal ministério? Vejamos a seguir, baseados na história da ressurreição da filha de Jairo, o Ministério Profético da Igreja.

                                     A Pessoa do Profeta.
         O profeta era o porta-voz de Deus, instrumento que Deus usava para entregar aos homens aquele recado celestial. Nessas condições, Jesus estava ali, com algumas pessoas com problemas relevantes, uma multidão inumerável, e tendo em sua própria pessoa a resposta para cada necessidade.
        
         1) Considera cada caso um caso v. 41. Jesus abençoou multidões mas considerou a individualidade de cada situação, de cada indivíduo; personalizou seu tratamento e deu atenção para quem precisava, na hora, local e tempo certo. A Igreja também precisa olhar para o profeta Jesus e aprender tratar cada caso como um caso.  As multidões podem estar reunidas, mas não podemos perder de vista cada irmão, cada visitante, e à medida do possível, chamar cada um pelo nome. Como disse Rick Warren: até o membro de número 3000, ele sabia o nome de todos em sua igreja de Saddleback, nos Estados Unidos.

         2) Sente os apertos da multidão v. 42. ...E, indo ele, apertava-o a multidão?. Será que um profeta não sente os apertos da multidão? O fato de ser profeta o isenta de sentir tais apertos? Muitos querem viver um cristianismo fora da multidão, sem apertos. Esse não foi o papel de Jesus e nem o é da Igreja. Somos profetas no meio da multidão derramando virtude aos necessitados. A multidão não anula nosso profetismo, nem nosso profetismo nos isola da multidão. Os apertos da multidão que nos incomodam simplesmente avalizam que estamos no caminho certo.

     3) Sinaliza para as pessoas que tem fé v. 46. Jesus estava atendendo Jairo e apareceu a mulher que sofria uma hemorragia havia doze anos. Ele não a desamparou, pelo contrário, acenou para aquela atitude de fé com a resposta a altura. Uma atitude de fé merece resposta. A igreja não pode ignorar atitudes de fé. Precisa considerar cada atitude como Jesus fez com aquela mulher.


 AS PALAVRAS DO PROFETA
         O que o profeta fala é muito importante; suas palavras têm peso, são valiosas. Deus sempre confirma aquilo que o profeta fala, e geralmente os ouvintes dão crédito a tais palavras. Por isso as palavras do profeta devem ser medidas e ditas em tempo oportuno.
         No caso de Jesus, veja como foram suas palavras:

     1) Encorajadoras v. 50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente...?. Alguém da casa de Jairo apareceu trazendo a notícia que a menina já havia falecido e que Jairo não precisava incomodar mais Jesus. Enquanto Jesus curava a mulher do fluxo, ouviu aquelas palavras e disse a Jairo para não ter medo. Como profeta, Jesus poderia ter aceitado aquela situação, todavia resolveu ocupar o seu lugar e declarar palavras que estimularam Jairo dando-lhe muita força e coragem para enfrentar aquela situação.
     A Igreja, como voz profética de Deus na terra precisa acreditar que Deus realiza milagres, precisa ter palavras de vitória em seus lábios. Nunca deve se esquecer que uma mesma moeda tem dois lados, que uma situação tem o lado positivo e o negativo; quem decide qual lado vai escolher é a pessoa. Seja encorajador e esbarre o negativismo, o pessimismo. 

     2) Transmitem vida v. 54. Mas ele, pegando-lhe na mão, clamou, dizendo; Levanta-te, menina!. A vida estava nas palavras do Senhor Jesus. Ao chegar até a menina morta, Jesus precisaria respirar vida, soprar vida, anunciar vida. Se a vivacidade ministerial tivesse acabado, Jesus jamais operaria tamanho milagre. Bastou para Jesus apenas passar aquilo que ele já trazia  em si e o milagre aconteceu.
     A Igreja também recebeu essa vida de Deus. Essa vida de Deus é o fôlego da igreja, é o hálito que dinamiza as esperanças, que dá energia no caminhar, que tonifica aqueles que estão raquíticos e desalentados. Quando os crentes começam viver a vida de Deus, vão contagiando os incrédulos, vão fazendo a diferença na comunidade onde vivem. Não sabem falar em fracasso, não conhecem a derrota, não desfalecem; são cheios de vida, exuberantes na intimidade com Deus e não temem quando a morte cruza-lhes o caminho. 

     3) Espantam as carpideiras v. 52. E todos choravam e a pranteavam.... (carpideira: mulher paga para chorar em funeral  (Jr. 9:17). Ao entrar ali, Jesus colocou aquele gente que estava lamentando e chorando para fora do quarto. Deveriam aproveitar aquela ocasião para agradecer a Deus, todavia, o que fizeram foi chorar. Também para quem estava chorando a palavra foi: não choreis.  Sempre Jesus tinha uma palavra que não somente estimulava a fé como também combatia o sentimento combalido dos pregoeiros da falência, do choro e da desistência.
     A igreja não pode deixar que o choro das carpideiras, que o choro dos derrotados, que o choro do fracasso seja mais alto do que suas palavras. É momento da igreja se pronunciar. Com a palavra, a Igreja!

     4) Levantam dormentes, caídos e até mortos v. 52-54 ...não está morta, mas dorme... As palavras de Jesus ecoam no mais sonolento dos mortais, invade o recôndito de uma pessoa fria e aquece o coração já sem forças para bater. Vale a pena ouvir as palavras de Jesus.

     Se você assumiu seu papel profético como Igreja do Senhor Jesus, aprenda a estimular a vida, a acreditar sempre, a olhar para uma pessoa difícil do ponto de vista humano e insuflar vida nela; a enxergar naquele que está caído uma oportunidade de coloca-lo em pé; a despertar no dormente, o que está adormecido. Nunca desista da primeira vez, não desanime com os desafios que vão surgir; vá em frente e diga palavras que curam, que saram, que levantam. Você é profeta de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário