2.2.15

O FRUTO DO ESPÍRITO

            Após a salvação começa um processo de mudança na vida do salvo que influencia diretamente ser relacionamento com outras pessoas. Isso não é obtido mediante esforço pessoal, mas é resultado da ação sobrenatural do Espírito Santo de Deus, controlando todas as áreas da nossa vida. O apóstolo Paulo ensina, em Galátas 5:22, que o Espírito Santo gera em nós um fruto com muitas qualidades diferentes ao mesmo tempo. “Mas o _________________ do Espírito é: ________________, _________________, ______________, ______________, _____________, ______________, ______________, _______________, _________________.
            O homem natural não tem condições de produzir, mediante seus esforços, as atitudes que Paulo menciona como sendo fruto do Espírito. A razão é muito simples: o fruto é do Espírito no ser humano.

1. Amor. I Co. 13 fala das características do amor. O amor vem de Deus para o ser humano. Ele é derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado I Co. 5:15. O amor de Cristo nos constrange 2 Co 5:14. Os mandamentos divinos se resumem no amor Rm. 13:9.

2. Alegria (gozo). Também resulta de uma ação sobrenatural de Deus e não do esforço humano. A alegria trazida pelo Espirito não é um sentimento que se limita às circunstancias 2 Co. 4:8; 6:10. Ainda que estejamos vivendo um momento difícil, confiamos no livramento que vem do Senhor. Sl. 4:7. Paulo deu um conselho aos cristão filipenses, em Fp. 4:4. Escreveu sua epistola aos filipenses quando estava preso por causa da sua fé em Jesus. Como você acha que ele se sentia, estando aprisionado? Somente a plenitude do Espírito levava o apóstolo a alegrar-se e a incentivar outros a fazerem o mesmo.

3. Paz. Paulo usa muitas vezes a expressão ‘Deus de Paz’, Rm. 16:20, Fl. 4:9.  Jesus disse que daria sua paz, Jo. 16:33. O fato de nos tornarmos cristãos não nos poupa das circunstancias difíceis, Jo. 16:33. Só a presença do Espírito Santo em nossas vidas pode nos dar tranquilidade nos momentos de crise. O salvo pode vir a preocupar-se diante das circunstâncias difíceis. Veja o caso dos discípulos, em Mc. 4:35-41. Aquele que descansa em Deus sente-se amparado pela sua fidelidade. O medo rouba a paz que não se originou em Deus. Só a paz que surge como fruto do Espírito Santo é duradoura e subsiste, ainda que em momentos de crise, Fp. 4:7.

4. Longanimidade. Significa suportar com firmeza as contrariedades, é ser generoso, paciente. A pessoa longânima suporta as provações da vida porque é constante e firme (perseverante, persistente). Pv. 14:29.

5. Benignidade. É gentileza, honestidade, doçura de temperamento. Demonstramos isso através da atenção, compreensão, porque nosso coração torna-se mais sensível. Pv. 3:3.

6. Bondade é a atitude daquele que tem um coração inclinado a fazer o bem, a ajudar aquele que está em necessidade. É a prática da beneficência, Rm.15:14. Não são todas as pessoas que procuram fazer o bem. Muitas só querem tirar proveito das situações e ter beneficio próprio. A vida agitada e cansativa leva ao egoísmo e ao individualismo. Contudo o Espírito Santo leva-nos a amar o próximo e a fazer-lhe bem. Lembre-se de que tudo que plantarmos, colheremos. Portanto Co. 9:6. Pv. 21:21 diz que, se formos bons acharemos a vida e seremos honrados . Nós fomos alcançados pela bondade de Deus; Davi cantou em versos a Sua bondade no livro de Salmos, 23:6 31;19, 33:5...

7. . A versão corrigida traz ‘fidelidade’, enfatizando que o Espírito leva o cristão ser fiel aos padrões da verdade. Outras traduções trazem a palavra fé. Ambas as traduções são possíveis.  Fé não é produto humano. É resultado da presença do Espírito Santo; é o remédio que destrói o medo, causado pela angústia, depressão, preocupação, ansiedade, pessimismo; Hb. 11:1. A duvida, a indecisão e o medo são empecilhos à fé.


8. Mansidão. Essa qualidade foi exaltada por Jesus no Sermão do Monte. Quando o Senhor estava instruindo seus discípulos, ele disse em Mt. 5:5: “bem-aventurados...”. A natureza pecaminosa nos torna irados, orgulhosos, arrogantes. Mas se estivermos cheios do Espírito Santo, seremos humildes, meigos, submissos. O maior exemplo de mansidão é Jesus Cristo. Sendo filho de Deus, Ele humilhou-se e colocou-se na posição de servo. Sujeitou-se a morrer por nós, Fp. 2:6-11. A pessoa mais cruel poderá tornar-se mansa e humilde mediante a ação do Espírito Santo.

9. Domínio próprio. Algumas traduções usam a palavra temperança. Essa qualidade do fruto do Espírito é que nos dá autocontrole, impedindo-nos de brigar, de sentir ciúmes doentio ou timidez excessiva. Através dessa virtude evitamos os excessos emocionais. Tornamo-nos estáveis e dignos de confiança. O ponto certo do tempero está em Cl. 4:6. II Pd. 1:5-6. Adquirimos domínio próprio através do conhecimento, e este nos leva a sermos pacientes e a termos compaixão dos outros.


Conclusão: “Contra essas coisas não há lei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário