3.7.12

Epístolas Pastorais

Aprofundando a Consciência Ministerial 

1. As chamadas Epístolas Pastorais são:  ______________________, ___________________. São textos que tratam do comportamento dos líderes nas diversas direções, como cuidar do rebanho, relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

2. Quem escreveu essas epístolas? _________________.
- Ele refere-se a si mesmo como “apóstolo de Jesus Cristo...” e a Tito identifica-se como “servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo (I Tm. 1:1; II Tm. 1:1; Tt. 1:1).
- ___________________ era judeu, da tribo de Benjamim e membro do partido dos fariseus, Rm. 11:1; Fp. 3:5. At. 23:6.
- Nasceu em Tarso, um grande centro cultural, porém tinha cidadania romana, At. 16:37; 21:39; 22:25. 
- Foi criado em Jerusalém e educado aos pés de Gamaliel, At. 22:3; 26:4. Era envolvido com as atividades do Judaísmo, At. 7:58; Gl. 1:13.

3. a. ‘o apóstolo’.
- Em Efésios 4:11, ele refere-se ao apostolado como um dom concedido por Cristo.
- A vocação e o comissionamento para o serviço apostólico vem de Jesus, Gl. 1:1; Rm. 1:5; 1 Co. 1:1; 2 Co. 1:1 .
- A chamada vem através de um encontro pessoal  com o Senhor, Gl. 1:16; 1 Co. 15:7.
- O sofrimento e as privações fazem parte do comissionamento, I Co. 4:9-13.
- O apostolado se faz acompanhar de sinais e maravilhas, Rm. 15:19; 2 Co. 12:12.

b. ‘o servo’.
- doulos: servo , escravo; com a significação de escravo ou servo doméstico; o termo significa o que presta serviço completamente constrangido. È sinônimo de diácono e huperétes, mas acentua mais a submissão à autoridade. No Novo Testamento a palavra descreve a mentalidade espiritual dos ministros obreiros em sua relação com Cristo.
- Os apóstolos, como escravos de Cristo, entregaram-se voluntariamente ao serviço (escravidão) do Senhor, (Rm. 1:1; Gl. !:!; Fl. !:!;  Tt. 1:1; Tg. !:1; II Pd. 1:1).

4. Para quem foram escritas as epístolas pastorais? Dois jovens pastores foram os destinatários das cartas pastorais: ___________________  e _________________.
Timóteo significa ‘aquele que honra a Deus’.  Filho de pai grego e mãe judia, At. 16:1; 2 Tm. 1:5. Sua mãe e avó o educaram nas Escrituras, (2 Tm. 3:15). Timóteo nasceu em Listra. Deu bom testemunho da Palavra em Listra e em Icônio, At. 16:2. Talvez tenha se convertido na primeira viagem missionária de Paulo. Foi testemunha ocular dos sofrimentos do apóstolo (2 Tm. 3:11).
Tito. Sabe-se pouco sobre ele. Não é mencionado diretamente em Atos. Converteu-se por meio do trabalho do apóstolo Paulo, Tt. 1:4. Era gentio, Gl. 2:1,3. Foi cooperador de Paulo, que o deixou em Creta para pôr a igreja em ordem. Veja quais foram as tarefas confiadas por Paulo a Tito: 2 Co. 2:3-4, 13; 7:6-16; 2 Co. 8:6, 16-24.

5. Quando foram escritas as epístolas pastorais?  Os estudiosos do Novo Testamento afirmam que Paulo escreveu sua primeira carta a Timóteo e a carta a Tito depois do aprisionamento em Roma, narrado em At. 28:31. O apóstolo planejara visitar a Espanha, Filipos e Colossos, Rm. 15:24; Fp. 2:19-24; Fm. 22.
Tendo sido posto em liberdade, o apóstolo deixou Tito em Creta e Timóteo em Éfeso, Tt. 1:5; 1 Tm. 1:3. Foi à Macedônia, 1Tm.1:3; esteve em Troas, 2 Tm. 4:13, e em Mileto, 2 Tm. 4:20. Planejou passar o inverno em Nicópolis, Tt. 3:12. Porém, foi novamente preso em Roma, ocasião em que escreveu sua segunda carta a Timóteo. Não tinha mais esperança de ser posto em liberdade. Historiadores afirmam que o apóstolo Paulo foi executado pouco antes da morte de Nero.
Responda:
1) Se você tivesse a oportunidade de encontrar o apóstolo Paulo, o que você diria ou perguntaria a ele?
________________________________________________________________________________

2) Se Paulo conhecesse você como conhecia a Timóteo e Tito, e lhe enviasse uma carta, o que você acha que ele escreveria?
_________________________________________________________________________________
3) O que você mais admira em Paulo: seus escritos ou sua vida?
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário