11.6.12

SOBRIEDADE EM TUDO –

                                         SOBRIEDADE EM TUDO – II Tm. 4:1-5

Timóteo recebe uma chamada à sobriedade. O apostolo Paulo sabia que em algumas situações poderia haver da parte de Timóteo alguma alteração comportamental por causa dos seus dias e do que estava acontecendo nos mesmos. Então vamos para nossa reflexão.

Conjuro-te (1). Essa palavra significa testificar solenemente, e é usada antes em 2:14. Nas vezes anteriores a admoestação é feita na presença do Senhor, ou de Deus, Cristo, e os anjos eleitos, sem sugestão de juramento; Aqui, porém, é possível que a admoestação tome este significado. É possível também que Paulo está apontando em direção à vinda de Cristo e à glória futura do seu reino celestial. Neste sentido ele pode estar dando um testemunho solene em vista do fato de que Jesus voltará para julgar os vivos e os mortos e para salvar os que aguardaram a sua vinda, recompensando-os com um lugar no seu reino celeste.

Julgar. A palavra julgar para Paulo, refere-se à administração divina da justiça, a vingança dos inocentes e castigo dos perversos, I Co. 4:3-5; Rm. 2:16; I Ts. 4:15-17.
As referencias de Paulo à manifestação (epiphaneia) e reino (basilea) de Cristo são feitas algumas vezes em termos do passado, em outras elas indicam o futuro. 1) O passado: foi manifestado, i.e., sua primeira aparição – I Tm. 2:6; 3:16. 2) o futuro: será manifestado, i.e., sua segunda vinda – I Tm. 6:14-15; II Tm. 2:6.

Paulo admoesta Timóteo a pregar a palavra, usando o termo para pregação (kerusso) que não foi empregado por ele ao fazer suas admoestações em I Timóteo. Também admoesta Timóteo: insta, significando estar de prontidão ou estar à mão. A mesma palavra é traduzida “é chegado” Ou está à mão em 4:6. O significado “estar de guarda” ocorre nos papiros. Timóteo, deve também ficar de prontidão, preparado para toda boa obra. As palavras para quer seja oportuno (eukairos) quer não (akairos) significam quer seja conveniente ou não, oportuno ou inoportuno, favorável ou desfavorável. 
           
Timóteo também recebe a admoestação para corrigir. Ele deve repreender, significando reprovar, censurar advertir ou castigar. Timóteo também é admoestado a exortar. Esta é uma das palavras usadas para descrever o seu ministério em Éfeso. Ele deve ser infatigável na paciência e no ensino. As palavras para infatigável, no sentido empregado aqui, são muito características de Paulo e significam a mais plena devoção.

E quanto ao uso do termo “não suportarão” (anecho) significa que eles não ouvirão de boa vontade. O mesmo termo é usado em Hb. 13:22, “suporteis a presente palavra de exortação”. E a palavra para (hugiaino), significa saudável, é uma palavra-chave, tanto em I Tm. Com em Tito, que descreve a doutrina que está de acordo com o evangelho e com a santidade.

A palavra para coceira é derivada de outra que significa arranhar. De maneira metafórica, Paulo está dizendo que há algo errado com os ouvidos deles e querem que alguém os coce, ou diga algo que lhes soe bem. Os que se recusam a dar ouvidos à verdade, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças.

A palavra para sóbrio significa firme. Ela também é traduzida como “temperante”, no sentido de presença de espírito e equilíbrio. Seria muito importante que Timóteo fosse temperante em todas as suas atitudes. Para a grande importância das palavras suporta as aflições, voltemo-nos para o capítulo anterior quando Paulo admoesta Timóteo sobre os sofrimentos.

Timóteo é agora admoestado a fazer o trabalho de evangelista. Este é o único lugar em que a palavra evangelista é encontrada nas três cartas de Timóteo e Tito. O termo é sempre empregado em referencia específica a um ministério particular na igreja. A palavra para cumpre é um sinônimo daquela empregada em 4:17, onde fala de proclamar plenamente e levá-lo à completa realização.


(Esse faz parte de uma série de estudos nas Epistolas Pastorais realizados com a liderança da igreja local)

Nenhum comentário:

Postar um comentário