10.6.11

“NÃO SE MISTURE COM ESSA GENTALHA”

Ah! ah! ah! ah! ah! Assim se encerra aquela repeticiosa frase do mais arcaico, saudosista, desinstrutivo e ultrapassado programa humorístico que um dos canais de televisão brasileira apresenta. Todos os dias aquela senhorinha dá um tapa na face daquele homem, chama o seu filho e diz: “vamos tesouro; não se misture com essa gentalha.” É tão repeticioso que aquelas frasezinhas vão ficando guardadas no inconsciente das pessoas. Todo dia é a mesma coisa, mas a falta de opção humorística e o vazio de proposta que a mídia tem, faz as pessoas ficarem paradas assistindo programas tais.
A Atitude. O que nos levou a pensar na frase que aquela mulher sempre diz foi a verdade embrenhada em seu conteúdo. Quando ela diz tal frase, está baseada no fato de que a atitude do homem foi ou é ruim; então ela chama aquele homem de gentalha. E é assim mesmo: uma atitude de pessoas com baixo nível de comportamento não passa de uma atitude de gentalha.
A Companhia. Aqui reside outro fator que precisamos observar: quando  andamos e convivemos com pessoas com atitudes assim, podemos ser contaminados. A mistura com a gentalha faz a pessoa ficar parecida ou confunde os outros. Os outros ficam pensando que, porque a pessoa está misturada é um deles. Não tem como vivermos isolados; precisamos nos relacionar com as pessoas, sem todavia, nos envolvermos com suas ações comprometidas e comprometedoras.
O Comportamento. A Bíblia diz assim: Até uma criança se dá a conhecer pelas suas atitudes. Atitude de gentalha é ‘barraco’, ‘é escândalo’, ‘é confusão’, é ‘gritaria’, é ‘baixaria’, é ‘ausência de bom senso’, é ‘ter razão sempre, nem que for a base do grito’, é ‘falar mais alto’, é ‘achar que é melhor que os outros’, é ‘subestimar o próximo’, é ‘ser leviano’, é ‘não admitir que erra’. E essa lista não pára ai. Gentalha que é gentalha logo se deixa ser descoberto, bem como a pessoa que é do bem também. Ninguém consegue ficar camuflado por muito tempo; quando menos se espera, a pessoa se revela. Podemos enganar alguns por algum tempo, mas enganar todos em todo o tempo é impossível.
Afinal, quem não encontrou uma gentalha ainda hoje? O pior de tudo é que gentalha quer embolar a gente nos rolos deles. Peça ao Senhor que tenha misericórdia de você, porque a gentalha nunca tem!!! Sempre vai querer a tua participação nas suas confusões e se possível, com aquele ar de piedade e de coitadinho que só a gentalha tem. Não se deixe enganar: a aparência da gentalha é a mais piedosa possível até fazer uma presa, porque logo que conseguir isso, ai põe as garras de fora.
Que o Senhor nos ajude!!!

Um comentário:

  1. Pr. José Luiz da Silva6 de setembro de 2011 às 18:49

    Graça e Paz apóStolo, verdade mesmo, segundo o diconário da lingua portuguesa,(GENTAÇA ou GENTLHA);quer dizer:Ralé,Plebe,gente ordinária,que o Eterno nos livre verdadeiramente dessa Gentaça, valeu apostolo Isac, sou seguidor fiel de seu blog,continue assim com toda esta sabedoria imensa que recebeste do Criador para que gentalhas ou gentaças se tornem pessoas de bem,valeu; abraço.seu discipulo, Pr.J.Luiz-planalto/sp

    ResponderExcluir