10.8.13

LAMENTAÇÕES DE UM PROFETA

     Lamentações de um profeta - Lam. 1:1-12
     “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lm. 3:26.
     O profeta Jeremias exprimiu seus mais profundos sentimentos de tristeza através das lamentações. Era tomado por fortes emoções por causa do que estava acontecendo com seu povo, consigo mesmo e com a cidade de Jerusalém. Nacionalista, filho de sacerdote, viveu solteiro por uma ordem do Senhor, Jr. 16:1-4. Participou ativamente da história de seu povo. O profeta queria que seus conterrâneos mudassem de atitude, pensamento e propósito para que o cativeiro não ocorresse, mas, como não houve alterações de comportamento, as consequências foram drásticas.
I - O LAMENTO POR JERUSALÉM: “A FILHA DE SIÃO” 1:6
     Em suas lamentações, o profeta faz uma queixa acompanhada de gemidos e de gritos que expressam sua tristeza. Fala de Jerusalém, que outrora fora grande entre as nações e princesa entre as províncias, mas que agora estava totalmente solitária, 1:1. A glória de Jerusalém e a inspiração que ela trazia haviam acabado; a beleza da cidade deixara de existir. Era como uma pessoa despida, 1;8. Jeremias queria fazer o povo entender que essa situação tinha uma só causa: O pecado. A “Filha de Sião”, que era tão amada, sofre amargas situações:
     a) Tornou-se como viúva, 1:1. A referência à viuvez era para falar da profunda solidão e desespero. O profeta usa a ilustração de uma mulher roubada de seus filhos e marido, com o fim de demonstrar comparativamente o sentimento de dor dos habitantes de Jerusalém.
    b) Os caminhos foram abandonados, 1:4. As estradas que levavam a Jerusalém, antes cheias de peregrinos que iam para o templo a fim de participar das festas, agora estavam completamente desertas.
    c) As portas estavam desoladas, 1:4. As cidades antigas eram muradas. As portas eram locais de grande movimentação humana; nesse local os mercadores se reuniam para vender seus produtos; ali também o governante pronunciava justiça, Dt. 21:19 e II Sm. 18:24. Agora as portas de Jerusalém estavam desoladas.
    d) Perdeu a sua glória, 1:6. Jerusalém tinha duas glórias: uma era Glória de Deus e outra a dos próprios habitantes da cidade, que a achavam intocável. Por isso Deus permitiu que fosse destruída, pois a Glória do Senhor já havia saído havia muito tempo.
     e) O santuário foi destruído, 1:10. O templo fora saqueado. Os habitantes de Jerusalém viram os gentios entrarem no santuário, profanando-o.
II – O LAMENTO PELO POVO: OS “FILHOS DE SIÃO”.
     O povo de Judá estava entristecido; “Sentados em terra se acham, silenciosos, os anciãos da filha de Sião; lançam pó no ar sobre as cabeças, cingidos de cílios, as virgens de Jerusalém abaixam as cabeças até o chão”, 2:10. O povo não demonstra arrependimento quando cometera seus graves pecados, mas agora estava numa situação de profunda angustia, colhendo o fruto de sua semeadura, Gl. 6:7. Vejamos que tipos de pecados foram cometidos:
     a) Rejeição á palavra do profeta, 3: 62. Jeremias não falava para ofender seus ouvintes, mas para orientá-los. Como a mensagem era dura, o povo criara resistência ao profeta e consequentemente, á palavra de Deus, da mesma forma, muitos hoje estão rejeitando a palavra por que olham para o mensageiro.
     b) Abandono à voz do Senhor, 5: 21. Jeremias faz uma oração, pedindo a Deus que ele mesmo atue na vida do povo estava tão afastado dos propósitos divinos: “Converter-nos a ti, Senhor, e nós nos converteremos”. Além de cometer pecados como a da idolatria, a mentira do roubo, etc, o povo também tapava os ouvidos a voz de Deus. É um grave perigo descuidar-se da vida espiritual.
III - LAMENTO PELO PRÓPRIO PROFETA: “O FILHO DE SIÃO”
     Após lamentar por Jerusalém e pelo povo, Jeremias faz um lamento por si mesmo: “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara de seu furor”, 3:1. “Já se consumiram os meus olhos com lagrimas”, 2:11. Um dos aspectos trágicos apresentados por Jeremias em suas lamentações é o de que os inocentes são, com frequência, envolvidos com os culpados nas consequências do pecado. Jeremias se reporta a si mesmo, mostrando que havia muita gente sofrendo, inclusive ele mesmo. A tristeza que descreve no cap. 1:12 se liga ao cap. 2:12 onde as lembranças e o que aconteceu com as crianças pequenas durante o cerco de Jerusalém eram muito fortes. As cenas horríveis descritas nesses textos são evidencias obvias de uma testemunha ocular, que parece estar tão chocada e revoltada pelo que viu e que é incapaz de esquecê-las. As crianças, em seus últimos suspiros, estavam pedindo comida. Enquanto procuravam restos de alimentos nos entulhos, desfaleceram. Aquilo tudo era motivo de sobra para Jeremias se derramar em seus lamentos. Tais cenas trágicas foram um forte contraste com o ideal das crianças felizes e despreocupadas brincando nas ruas de Jerusalém, o que é prometido à nação quando ela for restaurada, Zc. 8:5.
APLICAÇÃO
     Como vamos reagir nos tempos de crises e dificuldades? Jeremias nos ensina que nunca devemos nos esquecer de que Deus é cheio de misericórdia, 3:22. Por isso, Ele mesmo proverá o escape nas horas de angustias. Nunca deveremos nos desesperar, 3:26. E se a inquietação e a ansiedade surgirem, resta-nos o caminho da oração. 3:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário